5 de outubro de 2024

Cidades da região de Ribeirão Preto amanhecem sob fumaça e com qualidade do ar ‘ruim’, segundo Cetesb

Cheiro de queimado pode ser sentido por moradores com a chegada de frente fria, que trouxe ventos e chuva leve para a região nesta quinta-feira (3). Umidade deve se dissipar já na sexta-feira (4) e tempo permanece seco e quente até a próxima semana. Previsão do tempo: frente fria traz chuva leve à região
A cidade de Ribeirão Preto (SP) amanheceu sob uma cortina de fumaça nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (3) e atingiu qualidade do ar “ruim”, segundo a medição da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A situação é agravada pela persistência das queimadas.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Uma frente fria que passa pelo estado de São Paulo traz umidade para a região e até chuva leve, mas não foi capaz de dispersar as partículas de poluição. Os ventos provenientes da passagem do ar frio ajudaram a espalhar a fumaça e a poluição.
Para fazer a medição do ar, o monitoramento da Cetesb considera as últimas 24 horas. A partir disso, é feita uma média que vai determinar se a classificação varia entre boa, moderada, ruim, muito ruim e péssima.
Há mais de 100 dias sem volumes significativos de chuvas, a região tem enfrentado uma seca severa e uma série de incêndios florestais, que têm frequentemente mudado a paisagem das cidades. Assim, o céu acinzentado tem feito parte do cotidiano dos moradores.
A chuva deve chegar somente na próxima semana, quando há previsão de pancadas a partir da próxima quarta-feira (9). Até lá, o tempo continua seco e quente, com temperatura máxima na casa dos 40ºC, e a região permanece em estado de emergência para incêndios florestais.
Ribeirão Preto (SP) amanheceu sob cortina de fumaça na manhã desta quinta-feira (3)
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias