Mobilização de imunização contra o Influenza acontece neste sábado (13). Cobertura atual está baixa e vírus foi responsável por 19 mortes em 2024. Vacinação contra a gripe
Foto – Divulgação.
Acontece neste sábado (13) em Santa Catarina o Dia D de vacinação contra a Influenza (gripe). A mobilização que acontece em todo o país busca garantir a imunização para que dose seja efetiva na proteção contra as cepas dos principais vírus que circulam no Brasil.
A aplicação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pontos especiais mobilizados pelas prefeituras. A Secretaria de Saúde de Santa Catarina orientou que todas os 295 municípios realizem o Dia D (veja mais abaixo como se vacinar nas maiores cidades do estado).
✅ Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.
Os grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra a gripe são:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
Trabalhadores da saúde;
Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);
Professores do ensino básico e superior;
Povos indígenas e quilombolas;
Idosos com 60 anos ou mais de idade;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
Trabalhadores Portuários;
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
A Divisão de Vigilância Epidemiológica (Dive) detalhou que mais de 1,1 milhão de doses já foram distribuídas aos municípios para a campanha deste ano, que segue normalmente todos os dias nos postos de vacinação.
O Dia D visa elevar os números da cobertura em Santa Catarina. Dados da Dive, divulgados na segunda-feira (8) mostram que a procura é baixa e só 10,15% do público-alvo foi vacinado, enquanto a meta é 90%.
“Está ocorrendo um aumento da circulação dos vírus respiratórios no estado, em especial do Influenza, que já causou 19 mortes neste ano”, reforçou a Vigilância Epidemiológica.
✅ Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Reveja os VÍDEOS mais assistidos do G1 SC