Seis cidades da região receberão 28.329 doses. Até o momento, 16.243 casos e 18 óbitos por dengue foram confirmados no Norte de MG. Dose de vacina contra a dengue
Walterson Rosa/MS
Os municípios de Claro dos Poções, Itacambira, Glaucilândia, Juramento, Mirabela e Montes Claros serão os seis primeiros Norte de Minas a receber vacinas contra a dengue. No total, 28.329 doses serão entregues para essas cidades, a distribuição ficou da seguinte forma:
Montes Claros: 26.309 vacinas
Mirabela: 850 vacinas
Claro dos Poções 474 vacinas
Itacambira: 277 vacinas
Juramento: 248 vacinas
Glaucilândia 171 vacinas
“Neste ano, dos 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas, somente Verdelândia apresenta média taxa de incidência de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. As demais localidades estão com alta ou muito alta taxa de incidência”, disse a coordenadora de vigilância em saúde e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), na Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.
Mesmo com a vacina contra a dengue, Agna Soares reforça que “os municípios e a população em geral não poderão abrir mão da eliminação de focos de proliferação do Aedes aegypti. Isso porque, além da dengue o mosquito transmite várias outras doenças, entre elas chikungunya, zika e febre amarela”.
Segundo a SRS, os imunizantes enviados serão destinados à aplicação da primeira dose. As vacinas para a segunda dose – aplicada em um intervalo de três meses – serão recebidas posteriormente. Atualmente, estão sendo protegidas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária com o maior número de hospitalizações pela doença.
A SRS detalhou que a distribuição das doses foi determinada conforme três critérios: ranqueamento das regiões de saúde e municípios; quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade prevista pelo fabricante e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa aos municípios.
Casos e mortes
Dados da SRS apontam que 73.741 casos de dengue notificados neste ano no Norte de Minas, sendo que 16.243 foram confirmados por meio de exames laboratoriais. Dezoito óbitos por causa da doença foram confirmados e 19 estão em investigação. Os municípios com mortes são:
Montes Claros e Januária: cinco em cada
Bocaiuva: Três
Engenheiro Navarro, Salinas, Pirapora, Várzea da Palma e Buritizeiro: um em cada
Em relação aos sorotipos verificados, 96% dos casos são do tipo 1 e 4% do tipo 2, mas o exame de isolamento viral detectou a circulação do sorotipo 3 da dengue em Salinas.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.