Dias serão predominantemente quentes, com possibilidade de chuva pontual. Calor no carnaval da região
Lucas Tavares/g1
Os foliões que pretendem curtir o carnaval na região do Vale do Paraíba devem se preparar para um calor acima da média para a época do ano. A tendência é que os dias sejam predominantemente quentes, com possibilidade de chuva pontual.
Embora o calor deva ser intenso nos próximos dias, a região não está – ao menos por enquanto – incluída na rota da nova onda de calor, que predominará entre o Sul e algumas regiões do Sudeste.
➡️ Para ser caracterizada como onda de calor, as temperaturas precisam se manter 5°C acima da média por pelo menos cinco dias consecutivos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Na região do Vale do Paraíba, a previsão é que as temperaturas estejam cerca de 2ºC acima da média durante o carnaval – Taubaté, que tem média de 30ºC de máxima no mês de março, deve alcançar os 32ºC na folia.
Os mesmos índices estão previstos para São José dos Campos, maior cidade da região, e São Luiz do Paraitinga, onde o carnaval é muito tradicional.
“Não chega a ser uma onda de calor, mas é um calor intenso ainda. Serão dias bem quentes, até porque ainda estamos no verão, então, de qualquer forma, a gente deve se preparar, sim, para temperaturas altas”, pontua o meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Giovanni Dolif.
Calor no carnaval da região
Jefferson Santos/g1
No Litoral Norte, os dias devem ser um pouco mais frescos, com máximas perto dos 30ºC em Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.
“O litoral vai ser refrescado pela brisa do mar, que alivia um pouco o calorão. A água do alto mar está mais gelada e isso influencia. Isso também tem feito com que a região não entre na rota da onda do calor, porque estamos mais perto da costa. Quando mais distante da costa, maior a chance de onda de calor agora. As cidades do fundo do Vale, por exemplo, serão mais quentes por isso”, explica o meteorologista.
Chuva
Atualmente, a região do Vale do Paraíba está sob um sistema de alta pressão, que inibe a formação de nuvens de chuva e, assim, diminuiu a possibilidade dos temporais.
Apesar disso, as altas temperaturas podem favorecer a formação de nuvens pontuais, que provocam chuvas fortes, mas rápidas, principalmente no fim de tarde – portanto, a condição é típica de verão.
Imagem de arquivo – Carnaval em São Luiz do Paraitinga
Fábio França/g1
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
S