Engenheiro e físico era professor emérito da Unicamp e presidente de honra do CNPEM. Ex- presidente do CNPEM, Rogério César de Cerqueira Leite,
Fernando Evans/G1
O cientista Rogério Cerqueira Leite morreu na madrugada deste domingo (1º), em Campinas (SP), aos 93 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materias (CNPEM), instituição do qual o físico era presidente de honra e ex-diretor geral.
Cerqueira Leite foi uma dos mais importantes cientistas brasileiros. Doutor em física pela Universidade de Paris, foi diretor dos Institutos de Física e Artes e Coordenador Geral das faculdades da Unicamp, universidade que era professor-emérito.
Rogério Cerqueira Leite morava em uma casa no bairro Gramado, área nobre de Campinas, onde já recebeu para almoços com intelectuais a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O físico foi diretor geral do CNPEM, instituição responsável pela gestão dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio), de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e de Nanotecnologia (LNNano).
Formação
O físico era graduado em Engenharia Eletrônica e Computação, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutorado em Física de Sólidos pela Universidade de Paris (Sorbonne).
Reportagem em atualização
Rogério Cezar de Cerqueira Leite recebe homenagem do ex-ministro Kassab pelos 30 anos do CNPEM
Divulgação/CNPEM
O Físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite
Divulgação/CNPEM