7 de outubro de 2024

Cinco cidades de SC têm apenas um candidato à prefeitura nas eleições de 2024

Só um voto será necessário para eleger o prefeito desses municípios. Dados são de pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios. urna eletrônica
Reprodução/TV Globo
Só um voto será necessário para eleger o prefeito de cinco municípios de Santa Catarina, no domingo (6), segundo levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Isso ocorre nas cidades de Iraceminha, Meleiro, Ouro, Peritiba e Planalto Alegre, onde há apenas um candidato a prefeito com registro na Justiça Eleitoral.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
🔎Pela Lei de Eleições, é eleito para o Executivo municipal “o candidato que obtiver a maioria dos votos, não computados os em branco e os nulos”. Então, na prática, dizem os especialistas em Direito Eleitoral, um candidato nestas condições pode ser eleito com o voto dele mesmo.
e-Título, voto em trânsito, ordem dos candidatos: dúvidas e o que você precisa saber para votar
TEMPO REAL: acompanhe a apuração nas 295 cidades de SC
PARA NÃO ESQUECER: confira nome e número dos candidatos
O professor de administração pública Daniel Pinheiro explica que as eleições municipais nessas cidades ocorrem normalmente.
“Nesses casos, a gente tem uma baixa representação e, consequentemente, o eleitor tem uma impossibilidade de escolha do melhor plano, a melhor ideia, enfim, aquilo que ele deseja”, afirma.
Em caso de desistência do candidato ou desclassificação, a Justiça Eleitoral deve convocar novas eleições. Nas eleições municipais de 2020, duas cidades de Santa Catarina elegeram prefeitos com apenas um voto válido: Barra Bonita, no Oeste, e Morro Grande, no Sul o Estado.
Situação no país
O estudo aponta que essa situação ocorre em 214 cidades pelo país. Segundo a CNM, este é o maior número de candidaturas únicas na disputa municipal desde 2000, quando a confederação iniciou os estudos sobre as eleições.
As cidades com um único candidato à prefeitura em outubro têm uma média de 6,7 mil habitantes.
👉🏼A maior parte dos municípios nesta situação está no Rio Grande do Sul (43). As outras cidades estão em Minas Gerais (41), São Paulo (26) e Goiás (20).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias