Vítimas tinham entre 18 e 50 anos de idade e estavam em um lar para idosos em Mimoso do Sul. De acordo com representante de unidade atingida, altura da água chegou no teto. Outras cinco pessoas foram resgatadas. Representante de lar de idosos se pronuncia sobre vítimas na unidade em Mimoso do Sul, ES
Cinco das 16 mortes em decorrência das chuvas no Sul do Espírito Santo ocorreram em um lar de idosos localizado no município de Mimoso do Sul, afetado por uma enchente no sábado (23). Segundo representantes da Casa Reviver, as vítimas são pessoas com deficiência, com idades entre 18 e 50 anos, que estavam em uma das casas inclusivas (assista acima).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Chuva em Mimoso do Sul, ES
Fernando Madeira
Em um vídeo gravado pelo assistente social Helton Souza, acompanhado de parte da equipe, o profissional explicou que a instituição sofreu muito com a chuva.
“Tivemos muitas perdas materiais, cinco unidades afetadas com água até o teto, perdemos todas as nossas mobílias. Para esclarecer as questões das vítimas, as nossas casas de idosos não foram atingidas, todos os nossos idosos estão seguros, estão bem. Nós tivemos as perdas irreparáveis de cinco pessoas da residência inclusivas”, disse.
Segundo o Boletim Extraordinário divulgado às 11h deste domingo pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, 10 pessoas estavam no lar de idosos durante a chuva. Cinco delas foram resgatadas por meio da aeronave na manhã deste domingo do Corpo de Bombeiros e cinco morreram.
A identidade das vítimas ainda não foram divulgadas.
LEIA TAMBÉM:
Governo Federal anuncia apoio a 10 cidades do Espírito Santo após fortes chuvas
Chuva deixa 16 mortos e mais de 5,7 mil fora de casa no Sul do ES
Outras unidades
Ao todo, a Casa Reviver possui nove unidades em Mimoso do Sul, sendo elas para atender idosos, dependentes químicos e pessoas com deficiência (cada uma fica na sua unidade de acordo com a necessidade). Cerca de 100 pessoas são atendidas.
Cinco unidades localizadas no Centro do município, além da sede administrativa, ficaram com água até o teto e perderam tudo. As cinco pessoas que morreram estavam na Residência Inclusiva, outras cinco pessoas que estavam no mesmo local foram socorridas. Os nomes das vítimas não foram divulgados. Os corpos foram encaminhados para a Capela Mortuária do município.
LEIA TAMBÉM:
Governo Federal anuncia apoio a 10 cidades do Espírito Santo após fortes chuvas
As outras 40 pessoas que estavam nas outras unidades afetadas são atendidas por outras unidades da Casa Reviver e em instituições parceiras, segundo Helton. gora eles contam ajuda para conseguir restabelecer o atendimento nos locais.
“Agora é limpar e contabilizar o prejuízo, que pode passar de R$500 mil, pois a sede administrativa também foi afetada”, lamentou Helton.
Chuva deixa 14 mortos e cenário de destruição em cidade do Sul do ES; veja IMAGENS
Chuva no ES
Mimoso do Sul
Fernando Madeira
Ao todo, 16 pessoas morreram e cerca de 5.736 estão fora de casa por causa das fortes chuvas que atingiram o Sul do Espírito Santo entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada deste sábado (23). A informação foi divulgada pelo Boletim Extraordinário da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) às 11h deste domingo (24).
De acordo com o Boletim, 14 mortes foram registradas no município de Mimoso do Sul. Outros dois óbitos foram registrados em Apiacá.
Na Região Sudeste, o Espírito Santo não foi o único estado atingido pelas chuvas extremas. No Rio de Janeiro oito óbitos foram registrados. O cenário mais crítico é em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, onde choveu mais de 340 mm desde sexta. É um volume muito grande em pouco tempo. A média na cidade para todo o mês de março é de 250 mm.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo