Filme mergulha na vida da artista Maria de Oliveira, que acompanhou e participou ativamente de produções cinematográficas em Itu (SP), durante a década de 1960. Sessão gratuita será exibida neste sábado (8). Gravação do curta-metragem ‘Maria de Oliveira: o cinema brasileiro passou por Itu’
Divulgação
Durante a década de 1960, Maria de Oliveira acompanhou e participou ativamente de produções cinematográficas realizadas em Itu, no interior de São Paulo. A importância dela para a cidade é tão grande que o cineasta Paulo Aranha decidiu produzir um curta-metragem documental que mergulha na vida da artista.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A obra “Maria de Oliveira: o cinema brasileiro passou por Itu” será exibida no município neste sábado (8), às 11h, no Cine Araújo, em uma sessão gratuita.
No decorrer do curta, são abordados os bastidores das produções cinematográficas na época em que dona Maria deixou sua marca, desde sua participação como atriz até seu trabalho como continuísta e maquiadora.
Maria de Oliveira revisita lugares para gravações do curta-metragem ‘O cinema brasileiro passou por Itu’
Divulgação
Aos 79 anos, completados neste mês de junho, Maria continua morando em Itu, em uma casa modesta, cercada por vários gatos. A artista desempenhou um papel importante em filmes como “Vereda da Salvação”, dirigido por Anselmo Duarte, e “O Anjo Assassino”, de Dionísio Azevedo.
“A melhor coisa que aconteceu na minha vida foi o cinema. Foi uma experiência muito boa, gostei de entrar nesse mundo. Gostava de estar com a equipe, que era como uma família. Foi uma honra muito grande ter conhecido meu querido amigo Paulo Aranha e sua equipe, o melhor presente. Sou muito agradecida por fazer parte da história do cinema brasileiro”, relata.
Maria de Oliveira completou 79 anos na segunda-feira (3)
Arquivo pessoal
Paulo Aranha, diretor e roteirista do documentário, expressou sua gratidão por ter a oportunidade de contar essa história.
“Maria é uma verdadeira inspiração, e foi uma honra poder compartilhar sua experiência. Espero que este filme honre seu legado e inspire outras pessoas a reconhecer e apoiar esses batalhadores da cultura.”
Ele ainda conta que, quando era jovem e amante do cinema, começou a fazer pesquisas em Itu, descobrindo a existência de dona Maria. Em 20 anos de amizade, os dois criaram o cineclube “Osvaldo de Oliveira”, em homenagem ao cineasta e falecido companheiro dela.
“Fomos selecionados pela Lei Paulo Gustavo, e resolvi fazer um documentário sobre a continuísta Maria, que completou 60 anos de cinema brasileiro. Nesta comemoração, daremos este presente para ela, exibindo o filme no cinema da cidade e contando um pouco da história do cinema de Itu.”
“Gostei de ser homenageada; isso me fez relembrar tudo novamente. Fiquei feliz de ter ido novamente à Rua do Triunfo, em São Paulo, onde está o Bar Soberano – nosso ponto de encontro –, de reencontrar amigos e também de ir ao Centro da cidade, na Praça da Matriz, onde filmamos ‘O Anjo Assassino’. Gostei de tudo.”
Registro de Maria de Oliveira na Praça da Matriz, em Itu (SP)
Arquivo pessoal
O filme “Maria de Oliveira: o cinema brasileiro passou por Itu” foi aprovado no Chamamento Público nº 08/2023 – Seleção de Projetos Culturais Destinados ao Setor do Audiovisual, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu.
O Cine Araújo fica no Plaza Shopping Itu, que está localizado na Avenida Doutor Ermelindo Maffei, 1.199, no Jardim Paraíso.
*Colaborou sob supervisão de Ana Paula Yabiku
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM