Este é o segundo atrativo turístico do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães fechado para visitação em menos de uma semana. Cachoeira da Prainha, em Chapada dos Guimarães
Rafaela Zanol/ Secom-MT
O circuito das cachoeiras, localizado no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, será fechado, temporariamente, para visitação e turismo a partir desta segunda-feira (2), devido aos incêndios florestais que atingem o parque.
Apesar da fumaça, o local não foi atingido pelos incêndios, no entanto, a equipe da unidade de conservação estará em atividade no combate ao incêndio florestal no interior do parque. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a medida visa garantir a segurança de todos os visitantes e preservar a integridade do patrimônio natural.
Este é o segundo atrativo turístico do parque fechado por causa dos incêndios em menos de uma semana. Na última quinta-feira (29), o mirante do Morro São Jerônimo foi fechado para visitação. A situação só foi amenizada quando bombeiros e brigadistas foram distribuídos para combater as chamas na região.
Incêndio no Morro São Jerônimo em Mato Grosso
Luiz Gustavo Gonçalves/ICMBio
Já na sexta-feira (30), dois focos de incêndio de grandes proporções atingiram a região de Chapada dos Guimarães e cerca de 10 mil hectares foram queimados na área.
LEIA TAMBÉM
MT lidera queimadas no Brasil com 24 mil focos detectados em 2024, aponta Inpe
Fogo, desidratação e fome são as principais causas das mortes de animais no Pantanal, aponta relatório
Para ajudar no combate aos incêndios, as áreas do Parque Nacional foram submetidas à queima prescrita e compõem um sistema de defesa estratégico, formando uma rede de barreiras que dificulta a propagação de incêndios de grande porte. A estratégia foi montada para permitir um combate mais eficiente e seguro, além de auxiliar na delimitação de perímetros de controle, minimizando os danos ao ecossistema.
🌄O Parque e o circuito das cachoeiras
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma Unidade de Conservação Federal com 33 mil hectares, localizado entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães.
Área natural do Cerrado brasileiro, o local criado em abril de 1989, protege amostras significativas dos ecossistemas e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.
O circuito é formado pelas águas do córrego Independência, que desce pelo cerrado formando cinco cachoeiras: Pulo, Degraus, Prainha, Andorinhas e 7 de Setembro. Entre a cachoeira da Prainha e a das Andorinhas, há duas piscinas naturais.
Cachoeira do Pulo abre o circuito das cachoeiras em Chapada dos Guimarães
Dhiego Maia
As trilhas do circuito têm extensão de aproximadamente 6 quilômetros (ida e volta) e apresentam dificuldade moderada.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp