As 39 cirurgias bariátricas já realizadas representam o compromisso da gestão com o bem-estar dos patenses No mês de outubro do ano passado, a cidade de Patos de Minas testemunhou um progresso notável na área da saúde pública com a realização das primeiras cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Santa Casa de Misericórdia. Essa conquista não só marca um novo capítulo na história da medicina local, mas também representa um ganho significativo para a população, fornecendo acesso a tratamentos antes inacessíveis para muitos.
Os preparativos para a implementação desse novo serviço tiveram início em janeiro de 2023, sob a liderança da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Patos de Minas. O primeiro passo foi estabelecer o Ambulatório de Obesidade, que começou a atender os pacientes na Clínica de Especialidades Médicas, localizada no Bairro Nova Floresta, além de disponibilizar atendimentos no anexo da Clínica de Especialidades no campus do Unipam (Bloco D).
Bloco cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia. 39 cirurgias bariátricas já foram realizadas pelo SUS em Patos de Minas
Ascom Prefeitura de Patos de Minas
Desde o início da iniciativa, já foram realizadas 39 cirurgias bariátricas pelo SUS em Patos de Minas, sob os cuidados da equipe da Santa Casa de Misericórdia. É importante ressaltar que o acompanhamento não termina após a cirurgia; os pacientes continuam recebendo suporte contínuo da equipe do Ambulatório de Obesidade. Além de suplementos nutricionais, fornecidos pela SMS até que se complete o primeiro ano após o procedimento bariátrico. São entregues Whey Protein isolado, vitamina D e polivitamínico.
Para a Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães, a oferta dos suplementos é mais um avanço para aqueles que, além da cirurgia, têm agora suplementação nutricional gratuita. “Estamos muito orgulhosos de trazer esse avanço para Patos de Minas. As cirurgias bariátricas pelo SUS na Santa Casa não só proporcionam tratamento, mas também representam um investimento no futuro da saúde pública em nossa cidade, e a entrega de suplementos garante um pós cirúrgico de qualidade “, destacou.
Ambulatório de Obesidade
O Ambulatório de Obesidade é um serviço inédito no município, oferecendo um local específico para tratar essa condição de saúde complexa. Com sua instalação na Clínica de Especialidades Médicas, a unidade já está em pleno funcionamento, atendendo pacientes que preencham os critérios estabelecidos pelo SUS para a cirurgia bariátrica.
Para ter acesso ao atendimento, os pacientes precisam procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência. Os critérios para encaminhamento ao Ambulatório incluem pessoas com índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 50, igual ou maior que 40 e que não obtiveram sucesso no tratamento clínico por pelo menos dois anos, ou igual ou maior que 35, com comorbidades sem sucesso no tratamento clínico por no mínimo dois anos.
As consultas no Ambulatório de Obesidade serão intercaladas, e os pacientes serão submetidos a exames laboratoriais, de imagem, endoscopia e avaliação por uma equipe multiprofissional. A decisão sobre o método cirúrgico a ser realizado será feita pelo cirurgião geral responsável, após uma avaliação completa do caso. Além disso, os pacientes podem ser encaminhados para avaliações adicionais, como pneumologia, psiquiatria, ou outras especialidades, conforme necessário.
Aqueles que não se enquadram nos critérios para o Ambulatório de Obesidade serão encaminhados para atendimento especializado. Esses pacientes serão triados pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) e acompanhados pelo clínico da unidade e pela equipe multiprofissional da Atenção Básica.