20 de setembro de 2024

Clientes da Vivo reclamam de instabilidade de serviços na Grande Vitória

Moradores e empresas da Grande Vitória relatam problemas com acesso a internet, TV e telefone há dias, prejudicando atividades gerais e provocando até prejuízo em alguns comércios. Vivo informou que causa teria relação com vandalismo. Telespectadores relatam problemas com o serviço de celular e internet na Grande Vitória
Uma instabilidade relatada em serviços da Vivo tem causado irritação em moradores da Grande Vitória nos últimos dias, que não conseguem utilizar televisão e celular, enfrentam a lentidão da internet e sofrem até prejuízo financeiro causado por problemas na comunicação. Empresa informou nesta quarta-feira (3) que problema é causado por vandalismo.
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O problema foi identificado em diversos bairros da Grande Vitória em relatos que se multiplicaram pelas redes socais. Para alguns clientes, a instabilidade dura mais de um mês.
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A presidente da Associação Comunitária de Antônio Honório, na região de Goiabeiras, em Vitória, Sandra Corona, relata que está enfrentando instabilidade no roteador de casa e na internet do telefone. Aos fins de semana, Sandra produz e vende marmitas de almoço, porém, tem sido afetado diretamente pela falta de conexão.
“O problema começou no dia 13 de março, quando fiquei sem internet, parou de funcionar. Estou perdendo provas da faculdade e também perco dinheiro no trabalho. Vendo marmitas, mas sem a internet não consigo me comunicar com os clientes. A Vivo dá previsões, mas não resolve”, contou Sandra Corona.
A alguns quilômetros de Goiabeiras, mas ainda em Vitória, quem relata problema semelhante é o engenheiro Mauro Paoliello, que mora em Praia de Santa Helena. Ele explica que não é o único da região a enfrentar dificuldade na comunicação. O engenheiro relatou que os moradores do prédio onde mora têm sofrido com a mesma situação.
“Estamos desde o dia 23 de março sem sinal contínuo de internet, tv e telefone fixo. Passei o fim de semana sem o serviço. Chegou a voltar a funcionar, mas caiu novamente”, falou Pauliello.
Reclamações de outros locais também foram vistas, como na Praia da Costa, em Vila Velha, e os bairros Itararé e Praia do Canto, em Vitória. Os problemas enfrentados são semelhantes, na internet e na telefonia.
Moradores da Grande Vitória enfrentam instabilidade de serviços de telefonia, televisão e internet.
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Em mensagem enviada à TV Gazeta, Marília Neves diz: “Eu estou sem a internet Vivo praticamente desde 31-01-24. Fiz até um BO na polícia. Fui ao Procon Estadual, tenho três reclamações na Anatel. Hoje, vou entrar na Justiça”.
Também através de mensagem, Luiz Henrique, a falta de internet prejudica as atividades no trabalho. “A minha empresa está sem internet e telefone fixo da Vivo há exatos 20 dias. Não consigo emitir NF [nota fiscal], gerar relatórios e nem o alarme funciona. Um absurdo o descaso. Socorro”, desabafou.
Problema foi alvo da Defensoria Pública no ES
Defensoria Pública do Espírito Santo
Divulgação/DPE-ES
Esta não é a primeira vez que moradores do Espírito Santo relatam problemas nos serviços oferecidos pela Vivo. Desde o fim do ano passado, a instabilidade já foi relatada em Vitória e em Linhares, por exemplo.
Em novembro de 2023, os moradores de Linhares, no Norte do Espírito Santo, reclamaram da instabilidade no sinal de internet e telefone. No fim do mês de dezembro, a reclamação foi registrada na Grande São Pedro, em Vitória. Em janeiro deste ano, moradores de Jardim da Penha, na capital, também relataram problemas nos serviços da operadora.
O problema de moradores e comerciantes com o sinal de internet, televisão e celular entrou no radar da Defensoria Pública do Espírito Santo.
Márcio Silveira/EPTV
O problema de moradores e comerciantes com a Vivo entrou no radar da Defensoria Pública do Espírito Santo ainda no fim do ano passado. Um ofício foi enviado à operadora no dia 28 de dezembro, com questionamentos sobre a normalização dos serviços e até uma possível compensação para os afetados.
No documento, o defensor Vitor Valdir Ramalho Soares, do Núcleo de Defesa do Consumidor, afirma que as principais reclamações pontuadas foram: falhas frequentes no serviço, como sinal fraco ou inexistente, insatisfação com a resposta da empresa e queixas sobre tentativas de vendas indesejadas de planos.
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Após a apresentação dos problemas, uma série de cobranças foram feitas à empresa. Em nota, a Vivo informou que recebeu o ofício e que apresentará uma resposta. “A companhia ressalta que vem atuando de forma constante para melhorar a qualidade dos seus serviços”, pontuou a empresa.
O que diz a empresa
Acionada pelo g1, a Vivo disse que alguns clientes da operadora em Vila Velha podem estar com dificuldades para utilizar os serviços de telefonia devido a vandalismo em equipamentos da empresa, o que impactou no correto funcionamento da rede.
A companhia acionou suas equipes técnicas que trabalham para o restabelecimento dos serviços no menor prazo possível.
A empresa informou ainda que furtos, roubos e vandalismo de equipamentos e cabos impactam diretamente os serviços de telecomunicações, prejudicam a população e comprometem os serviços de utilidade pública, como polícia, bombeiros e emergência médica.
No site vivo.com.br orientação existe uma orientação para que a população ligue para a Polícia Militar (190) ou para o canal de denúncias da empresa, quando identificada uma ação suspeita.
A empresa não falou nada sobre os relatos de problemas em Vitória até a publicação desta reportagem.
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