18 de novembro de 2024

Clima de deserto: cidade de SP registra 12% de umidade relativa do ar, e Defesa Civil decreta estado de alerta nesta segunda

Segundo o meteorologista César Soares, a secura se igualou à registrada em 22 de novembro de 2021. Pedestres enfrentam dia de calor e tempo seco em São Paulo
RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A cidade de São Paulo registrou 12% de umidade relativa do ar na tarde desta segunda-feira (19), segundo a Climatempo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O índice se iguala ao registrado em 22 de novembro de 2021.
A Defesa Civil Municipal decretou estado de alerta para a baixa umidade relativa do ar às 14h25. Nessas situações, o CGE recomenda manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, e evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17h.
“Estamos passando por uma condição de bloqueio atmosférico, que é quando uma forte massa de ar quente e seco se mantém por vários dias nas áreas mais centrais do país, pegando o Sudeste e o Centro-Oeste”, explica o meteorologista César Soares.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo, os termômetros apontaram a máxima de 33°C em Perus, na Zona Norte, e 32°C em Itaquera, na Zona Leste.
Durante a noite, a temperatura deve ter um declínio, e a umidade do ar aumentará lentamente. Agosto de 2024 acumulou até o momento 33,4 mm de chuva, que foi registrado em apenas dois dias, 9 e 10.
“Ainda teremos condições de ar seco nos próximos dias, com índices que podem bater as marcas atendidas nesta segunda. Somente no fim de semana devemos ter uma mudança, com a passagem de uma nova frente fria”, completa Soares.

Mais Notícias