27 de dezembro de 2024

Climatologista prevê volume acumulado de chuvas de 150 milímetros em novembro para a região de Presidente Prudente


Temperaturas devem variar entre 16ºC e 36ºC, segundo Vagner Camarini. Climatologista prevê 150mm de chuvas em novembro para a região de Presidente Prudente (SP)
Hermes Lima/Cedida
Após um mês abaixo da média histórica, o climatologista Vagner Camarini previu, ao g1, um volume acumulado de chuvas de 150 milímetros para novembro na região de Presidente Prudente (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Ainda segundo o especialista, novembro terá a predominância da neutralidade climática, sem a influência dos fenômenos El Niño e La Niña, que determinam mudanças nos padrões de transporte de umidade e, portanto, variam na distribuição das chuvas.
Desta forma, Camarini previu que as condições climáticas ficarão próximas às médias históricas do mês. Além do acumulado de chuvas, o especialista aponta que a temperatura máxima deve ficar em torno de 35ºC e 36ºC, enquanto a mínima estará próxima aos 16ºC.
Balanço de outubro
Ao g1, o especialista explicou que a temperatura máxima registrada no mês, de 39,8°C, ficou 3,6ºC acima da média histórica, uma vez que as máximas são de 36,2°C e a maior temperatura já marcada em outubro foi em 2020, com 41,8°C.
Assim, mesmo que neste ano o mês tenha ficado acima da média histórica, terminou em segundo lugar, abaixo do recorde de 2020.
Já a mínima registrada foi de 15ºC, que demonstra que ficou 1,6ºC acima da média histórica, tendo em vista que a mínima é de 13,4ºC e a menor temperatura foi em 1997, de 8°C.
Desta forma, as marcas ficaram em sétimo lugar acima do recorde histórico para o mês de outubro.
Camarini completou que o volume de chuvas registrado foi de 88mm, ficando 55mm abaixo da média histórica e 37% menor que o recorde do mês de outubro de 2004, tendo em vista que eram, respectivamente, de 139mm e 284mm.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Mais Notícias