14 de novembro de 2024

CNU: governo divulga resultado da verificação de candidatos negros, indígenas e com deficiência


Quem não concordar com a avaliação tem até esta quinta-feira (14) para entrar com recurso, pelo site oficial do ‘Enem dos concursos’. Candidatos deverão acessar o site do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) para conferir o resultado
Reprodução/Fundação Cesgranrio
O governo federal divulgou, nesta quarta-feira (13), os resultados preliminares dos procedimentos de verificação do Concurso Nacional Unificado (CNU), para os candidatos que concorrem à reserva de vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.
A informação pode ser consultada na área do candidato, no site da Fundação Cesgranrio.
No mesmo endereço, até esta quinta-feira (14), os participantes que não concordarem com a avaliação poderão entrar com recurso.
Quem não foi aprovado no procedimento vai concorrer às vagas destinadas à ampla concorrência, conforme o edital. O resultado final do “Enem dos concursos” está previsto para sair no dia 21 de novembro.
Justiça manda reintegrar ao CNU quem não marcou ‘bolinha’
Siga o canal do g1 Concursos no WhatsApp
Como funciona o procedimento?
As pessoas que se autodeclararam negras (pretas ou pardas) no momento da inscrição no CNU precisaram se apresentar à comissão de heteroidentificação no início de novembro.
Durante o procedimento, que é filmado, elas tiveram seus dados biométricos coletados e foram submetidas ao exame grafológico (análise da escrita).
Então, os membros da banca verificaram as características físicas dos participantes, como tom de pele e cabelo, para confirmar a autodeclaração racial e evitar fraudes.
No caso dos candidatos que se autodeclararam indígenas, a verificação foi feita a partir da análise da documentação que comprova pertencimento étnico, enviada no momento da inscrição.
Já os participantes que declararam ter alguma deficiência precisaram passar por uma perícia médica (avaliação biopsicossocial).
Uma equipe multiprofissional avaliou os candidatos, com base na documentação médica (atestado, laudo ou relatório) enviada no momento da inscrição, contendo informações sobre o tipo, grau ou nível da deficiência (se conhecida) e a provável causa.
‘Enem dos Concursos’: notas do CNU são divulgadas; veja como acessar

Mais Notícias