Animal foi achado no lago do Rio Tocantins no final de semana. A Sucuri-verde é comum na região norte e outros dois tipos podem ser vistos no país, segundo a bióloga Raiany Cruz. Homem registra cobra gigante boiando no Lago de Palmas
O vídeo de uma cobra gigante no lago de Porto Nacional chamou atenção nas redes sociais. O animal foi encontrado morto boiando no lago do Rio Tocantins por um empresário tocantinense. Em conversa com o g1, a bióloga herpetóloga que estuda répteis e anfíbios, Raiany Cruz, explicou que a cobra vista nas imagens é uma sucuri-verde, espécie que pode chegar a sete metros de comprimento.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A gravação que viralizou foi feita no final de semana, próximo ao atracadouro onde ficavam as balsas, no lago de Porto Nacional. No vídeo, o empresário Agnaldo Teles Barbosa brinca: “Para quem gosta de banhar no lago”.
Raiany explica que a causa da morte da cobra só poderá ser definida por meio de necropsia, mas que há possibilidade de ela ter morrido às margens do lago e ter sido arrastada com o fluxo das águas.
“A presença dessas serpentes em lagos não é tão comum, já que elas preferem as beiras d’águas, ambiente melhor para elas caçarem. Todas as serpentes, mesmo que as de hábitos não aquáticos, podem em algum momento estarem na água, seja para deslocamento para outra área, fuga ou busca por alimentos”, explicou.
Sucuri-verde encontrada na região norte do Brasil
Raiany Cruz
Segundo a bióloga, há três tipos de sucuris no Brasil:
A eunectes-murinus, conhecida como sucuri-verde, é encontrada em 20 estados. Ela é a mais comum na região Norte do país e a única vista no Tocantins.
Eunectes deschauenseei, conhecida como sucuri-malhada – é encontrada no Amapá e Pará.
Eunectes notaeus, conhecida como sucuri-amarela – é encontrada no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Peso pesado das cobras
Por chegar a quase sete metros de comprimento, a sucuri-verde seria a maior cobra do país? Para a bióloga, isso depende da categoria.
“As sucuris e as pythons são as maiores serpentes do mundo. As pythons ganham títulos de maiores em comprimento e as sucuris são maiores em massa/peso”, explicou.
Cobra morta foi filmada no lago em Porto Nacional
Agnaldo Teles/Divulgação
As sucuris podem ser pesadas, mas não possuem veneno. O perigo que elas podem apresentar é somente quando vão se defender ou caçar.
“Podemos pontuar que os animais atacam por dois motivos: defesa e predação. Então se virmos um animal na natureza e não mexermos com ele a tendência é que ele procure algum lugar para se esconder ou fugir”, contou.
LEIA TAMBÉM:
Sucuri de quase cinco metros é capturada após tentar caçar gato, diz PM
Sucuri de quase dois metros tenta invadir casa e fica presa em tubulação de água; VÍDEO
Sucuri de 4 metros é capturada por morador após devorar pato em quintal de casa; VÍDEO
Serpente camuflada no Pantanal de MS
Reprodução/ Helder Brandão
‘Para quem gosta de banhar no lago’
Agnaldo Teles Barbosa gravou o vídeo na tarde de domingo (30). Ele contou ao g1 que dias atrás havia filmado a pele de outra cobra bem grande boiando no lago. Ele está acostumado a navegar pela região e diz que às vezes sente um pouco de medo.
“Esse lago aqui de Porto também tem jacaré grande demais, principalmente beirando a ponte. Quando estavam construindo a ponte havia jacarés grandes. Esse lago esconde muito bicho aí. A gente que é corajoso de banhar. Eu mesmo banho direto nesse meio desse rio aí, mas é confiando na sorte”, comentou.
Os rios e lagos do estado possuem uma fauna diversificada e alguns animais acabaram chamando atenção e rendendo boas histórias. Em 2023, por exemplo, uma sucuri morreu engasgada após tentar engolir um cachorro.
Meses depois, um jacaré foi devorado por piranhas em um lago. Já em 2024, outro jacaré chamou atenção após parar o trânsito no sul do estado.
Sucuri-verde na natureza
Raiany Cruz
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.