19 de janeiro de 2025

Com -11,8°C, Parque Nacional do Itatiaia registra a menor temperatura do ano no Brasil pelo segundo dia consecutivo

Registro foi feito em uma estação meteorológica localizada na parte alta. Por causa do frio intenso, o Rio Campo Belo e uma poça congelaram e uma geada cobriu um reservatório de água. Reserva ainda sofre com o incêndio que começou na sexta-feira. Com -11,8°C, Parque Nacional do Itatiaia registrar menor temperatura do Brasil
Com -11,8ºC, o Parque Nacional do Itatiaia (RJ) registrou a menor temperatura do ano no Brasil pelo segundo dia consecutivo na madrugada desta quarta-feira (19).
A mínima foi registrada, às 2h44, em uma estação meteorológica da WS Consultoria Climatológica, empresa que possui parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), próxima à nascente do Rio Campo Belo.
Leia mais:
Com -11°C, Parque Nacional do Itatiaia quebra o próprio recorde
Imagens aéreas mostram destruição
‘Cena de muita tristeza’, ‘Um sentimento ruim’: veja relatos de guias
A reserva quebrou o próprio recorde do ano, de -11ºC, marcado na madrugada da última terça-feira (18).
Parte da vegetação foi coberta por agulhas de gelo. O fenômeno é chamado de needle ice.
Vegetação amanhece pintada de branco
Reprodução/Demilson Rodrigues
Segundo a especialista em meteorologista da Tempo OK, Maria Clara Sassaki, o needle ice ocorre geralmente em regiões que têm bastante umidade no solo e temperatura muito baixa na superfície.
“A temperatura do solo precisa estar acima de zero e na superfície, abaixo de zero. A água que está no solo congela ao encontrar a temperatura negativa da atmosfera”, explicou Maria Clara.
Rio Campo Belo congelado
Reprodução/Demilson Rodrigues
Um reservatório de água ficou coberto por uma geada em um ponto do parque, a cerca de 2.450 metros de altitude.
“Isso ocorre quando temos noites com céu limpo e ventos calmos. A superfície perde calor para a atmosfera. Quando a temperatura chega a zero grau. A umidade suspensa na atmosfera congela. Se formou orvalho durante a madrugada, o orvalho congela. Porque a temperatura de congelamento da água é zero grau”, explicou Maria Clara.
Com o frio intenso, o Rio Campo Belo e uma poça amanheceram congelados. Nas imagens feitas pelo guia Demilson Rodrigues, é possível perceber as placas de gelo.
Área atingida por incêndio coberta por geada
Divulgação/PNI
Operação de combate a incêndio continua
Esta seria uma época que atrai muitos turistas para o PNI. No entanto, desde sexta-feira (14) o parque vem sofrendo com um incêndio na parte alta da reserva.
O frio acaba transformando a vegetação em “palha”, favorecendo a propagação do fogo. Consequentemente, o combate às chamas fica mais difícil.
De acordo com a gestão do Parque Nacional do Itatiaia, nesta quarta-feira, cerca de 34 combatentes do ICMBio, bombeiros e Ibama estão em combate para conter as chamas em uma área de difícil acesso. Dois helicópteros estão auxiliando na operação.
“Esse ponto de fogo é a nossa prioridade hoje. Fica em um lugar de muito difícil acesso e apenas jogar água pelos helicópteros não vem sendo tão eficiente, pois não tem ninguém em terra para complementar o trabalho”, explicou o gestor do PNI, Felipe Cruz.
Incêndio no Parque Nacional do Itatiaia
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Visitação a parte do PNI continua suspensa
Inicialmente, a gestão do parque havia informado que a previsão era que a visitação à parte alta da reserva retornasse nesta quarta-feira, porém, por questões de segurança, a decisão foi suspensa. Ainda não há uma data para a reabertura.
200 hectares destruídos
O incêndio que atinge o PNI começou por volta das 14h de sexta-feira (14), nas proximidades do Morro do Couto e da portaria da parte alta (Posto Marcão). A região afetada fica a 2.500 metros de altitude e é conhecida, nesta época do ano, pela vegetação bastante seca e pelas menores temperaturas do Brasil.
Imagens aéreas divulgadas na tarde de domingo (veja abaixo) pela gestão do parque mostram o fogo se alastrando pela vegetação. Nos vídeos, também é possível ver pontos de chamas, muita fumaça e helicópteros sobrevoando a área e jogando jatos de água para conter o fogo.
Os trabalhos continuam para impedir o avanço do incêndio, realizar o resfriamento das áreas afetadas e monitorar o aparecimento de novos focos.
De acordo com a gestão do Parque Nacional do Itatiaia, a área atingida é de aproximadamente 200 hectares.
Para se ter uma melhor dimensão, a área atingida equivale a 200 campos de futebol, já que 1 hectare tem tamanho simular ao de 1 campo, que são 10 mil metros quadrados.
Imagens aéreas mostram o incêndio no Parque Nacional do Itatiaia
Sobre o PNI
O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e foi o primeiro parque nacional do país, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Ele fica na Serra da Mantiqueira – entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e próximo à divisa com São Paulo. Os limites alcançam os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG).
Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, ele foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. O parque é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.791,5m – o quinto maior do país
Em 2017, pelo aniversário de 80 anos da reserva, o local recebeu Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Alerj
Cume do Morro do Couto
Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia

Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Mais Notícias