Cidade da Fronteira Oeste do RS já tinha registrado 42,4ºC em janeiro. Temperaturas devem seguir altas na terça-feira, com a máxima podendo chegar a 38ºC em Porto Alegre. Praça em Quaraí, na Fronteira Oeste do RS
Reprodução/RBS TV
🌡️ A cidade de Quaraí, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, registrou 42,5ºC nesta segunda-feira (3). De acordo com a Climatempo Meteorologia, esta é a maior temperatura registrada no Brasil desde o início do ano.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O recorde anterior também era de Quaraí. No dia 23 de janeiro, os termômetros da cidade gaúcha, que fica a cerca de 600 km de Porto Alegre e tem pouco mais de 20 mil habitantes, marcaram 42,4ºC.
Nesta segunda, os termômetros de rua da cidade chegaram a mostrar a temperatura de 50ºC, mas esse tipo de equipamento não é considerado um medidor oficial por meteorologistas, pois fica exposto diretamente ao sol, ao asfalto e a outras materiais que alteram a medição. Veja a foto abaixo.
Em Quaraí, termômetros de rua chegaram a marcar temperaturas de 50ºC
Francinny Nunes/Arquivo Pessoal e Fernando Vieira/Arquivo pessoal
Outra cidade do RS teve temperatura acima dos 40ºC nesta segunda. Santiago, na Região Central do estado, registrou máxima de 40,8ºC e foi a segunda cidade mais quente do RS.
Na Fronteira Oeste, municípios vizinhos a Quaraí também tiveram muito calor: Alegrete, São Borja e Uruguaiana chegaram a temperaturas acima dos 37ºC. Em Porto Alegre, a temperatura máxima foi de cerca de 34ºC.
Na terça-feira, o calor deve permanecer em boa parte do RS. As cidades de Alegrete, Itaqui, Uruguaiana, e Barra do Quara devem ter máximas de até 39ºC. Em Porto Alegre, a temperatura pode chegar a 38°C.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS