28 de outubro de 2024

Com 45,41% dos votos, Capitão Alberto Neto é derrotado na disputa pela prefeitura de Manaus: ‘A vida é uma jornada’

Candidato do PL disputou a prefeitura ao lado de Maria do Carmo Seffair (Novo), empresária e reitora de uma rede de universidades privadas. Capitão Alberto Neto e vice Maria do Carmo
Rede Amazônica
O candidato Capitão Alberto Neto (PL) foi derrotado na corrida pela prefeitura de Manaus. Ele obteve 479.297 votos, correspondendo a 45,41% do total apurado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (27), no segundo turno das eleições municipais. David Almeida (Avante) foi reeleito com 54,59% dos votos.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Capitão Alberto Neto disputou a prefeitura de Manaus ao lado de Maria do Carmo Seffair (Novo), empresária e reitora de uma rede de universidades privadas.
Após o resultado das urnas, o candidato derrotado se pronunciou em uma coletiva de imprensa.
“Quero agradecer a nossa equipe. A nossa equipe foi maravilhosa, a gente começou pequenininho e fomos crescendo, se encorpando e com muita coragem, muita garra, superando a cada dia um desafio novo. Estou muito orgulhoso de todo o processo”, disse o candidato, que continuou:
“Eleição se ganha, se perde. A vida é uma jornada, não uma corrida. Dentro desse processo duro, difícil, suportamos todas as dificuldades. Suportamos todos os problemas, dificuldades, porque entendemos o que é estar perto do povo”
O vencedor da disputa foi o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que foi reeleito com 576.171 votos, correspondendo a 54,59% do total de votos válidos. Almeida contou com o apoio dos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD).
David Almeida (Avante) é reeleito prefeito de Manaus
Caminhada política
Capitão Neto Neto é, atualmente, deputado federal pelo Amazonas. Ele foi eleito a primeira vez em 2018 e foi reeleito em 2022. Em 2020, ele também disputou a prefeitura de Manaus, mas foi derrotado ainda no 1º turno.
Na campanha deste ano, Neto também contou com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e do candidato derrotado no primeiro turno, Amom Mandel (Cidadania). Na última pesquisa, ele aparecia com 49% dos votos válidos. Os apoios, no entanto, não foram suficientes para reverter o favoritismo do atual prefeito da capital, que impôs quase cem mil votos à frente de Neto.
Ele fez parte da coligação “Ordem e Progresso”, composta pelos partidos PL e Novo.
Capitão Alberto Neto (PL) declarou ao TSE ter um patrimônio de R$ 725.395,42, que inclui quotas, ou quinhões, de capital em sociedade limitada, aplicação de renda fixa e um apartamento. Em comparação com o declarado em 2020 (R$ 312 mil), quando também concorreu à prefeitura da capital, os bens de Neto tiveram um aumento de 132%.
Quem é Capitão Alberto Neto
Alberto Neto tem 42 anos, lançou a pré-candidatura a prefeito de Manaus em maio. Ele é capitão da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e foi eleito deputado federal em 2018. Em 2022, foi reeleito para o cargo.
Neto é bacharel em Segurança Pública e em direito, e tem pós-graduação em Gestão Pública, Ciências Jurídicas e docência no Ensino Superior. O político nasceu no Ceará, mas veio para Manaus onde se desenvolveu profissionalmente.
Capitão Alberto Neto (PL)
Divulgação

Mais Notícias