11 de abril de 2025

Com 50 doses, Campinas pede mais vacina bivalente contra a Covid-19 ao estado de SP

Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) diz que aguarda envio de mais doses pelo governo federal para fazer a distribuição. Foto de arquivo de moradora de Campinas recebendo dose da vacina bivalente contra Covid-19
Adriano Rosa
Com apenas 50 doses da vacina bivalente contra a Covid-19 distribuidas em três dos 68 centros de saúde, Campinas (SP) informou nesta segunda-feira (1) que solicitou novos lotes do imunizante ao governo de São Paulo. Clique aqui e veja em qual unidade há doses disponíveis.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A Secretaria Municipal de Saúde destacou que a última remessa representou 40% do volume pedido, e que a expectativa é pela entrega de novas doses até o fim de semana. O estado, entretanto, não confirmou o prazo.
Ao g1, o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo informou que durante o mês de março o Ministério da Saúde “realizou um repasse de doses contra a Covid-19 (Bivalente e Pediátrica) inferior ao solicitado”.
“O CVE aguarda o recebimento de novas doses por parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para enviar aos GVEs”, informou, em nota, a Secretaria de Estado da Saúde.
O g1 procurou o Ministério da Saúde para questionar a informação sobre repasse inferior ao solicitado para o estado e se há problema na cadeia de produção ou distribuição do imunizante. A reportagem será atualizada assim que o MS se manifestar.
Casos e mortes em 2024
A cidade registra 6,3 mil casos confirmados e 35 mortes pela doença em 2024, e o último dado oficial da prefeitura sobre vacinação, de fevereiro, mostra que 23,8% da população acima de 18 anos tomou o reforço da bivalente.
“O público que pode receber a bivalente é composto por pessoas a partir dos 12 anos, a depender da situação vacinal e/ou se faz parte de grupos considerados prioritários”, informa a prefeitura.
Já a cobertura vacinal da população com as primeiras duas doses da vacina está em 85,5%.
LEIA TAMBÉM:
Baixa cobertura vacinal, carnaval, subvariante: soma de fatores faz Covid-19 avançar em Campinas
Covid-19: Com casos e internações em alta, Campinas aponta 60% dos pacientes sem vacina ou esquema incompleto
Parte dos Centros de Saúde de Campinas não têm vacina bivalente contra Covid-19 disponível
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias