7 de novembro de 2024

Com ameaças de novos temporais no estado, governo de SP volta a instalar gabinete de crise climática nesta quinta-feira


Ideia, segundo a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), é “garantir a pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas para estes dois dias, em todo estado”, em caso de deslizamentos e desmoronamentos, por exemplo. Reunião no Gabinete de Crise em São Sebastião, no litoral de SP, na ocasião da mega enchente que atingiu a cidade em março de 2023
Sérgio Barzaghi/GESP
Após novo alerta de temporais no estado de São Paulo, o governo paulista decidiu instalar mais uma vez o gabinete de crise climática com vários órgãos, a partir desta quinta-feira (7).
A ideia, segundo a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), é “garantir a pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas para estes dois dias, em todo estado”, em caso de deslizamentos e desmoronamentos, por exemplo.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
O gabinete de crise começou a operar a partir das 8h e foi montado dentro do Centro de Gerenciamento do estado. Ele é composto por agências reguladoras do estado de SP, concessionárias de energia elétrica como Enel e CPFL, a Sabesp, entre outros órgãos, que terão ao menos um representante no colegiado.
“Isso permitindo uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle”, diz o governo paulista.
Alerta de temporais
Grande SP tem mais previsão de chuva para esta quinta e sexta-feira, com alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado emitiu nesta quarta (6) um alerta para chuvas de forte intensidade que atingirão todas as regiões do território paulista entre quinta (7) e sexta (8). Os níveis de acumulados de chuva poderão variar entre “alto e muito alto”.
Nas regiões de Marília e Presidente Prudente os níveis estarão alto. Já na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Regiões de Itapeva, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Franca e Ribeirão Preto os níveis de acumulados de chuva serão muito altos. Atenção especial para as Regiões de Bauru e Araraquara, pois os níveis serão ainda mais elevados.
Essas chuvas poderão vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo. Este alerta é devido à passagem de uma frente fria pela costa da região sudeste, a qual criará condições para pancadas de chuva forte, além de condições para temporais.
Alerta da Defesa Civil de São Paulo para novos temporais nesta quinta (7) e sexta (8) em todo o estado de São Paulo.
Reprodução/TV Globo
Diante deste cenário, o Governo de São Paulo irá instalar a partir das 8h desta quinta-feira o gabinete de crise para garantir a pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas para estes dois dias, em todo estado. As Agências Reguladoras do Estado de SP, concessionárias de energia elétrica e abastecimento de água terão um representante no gabinete, permitindo uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle.
Estragos na quarta (6)
As chuvas desta quarta-feira (6) atingiram várias cidades da Grande São Paulo, causando estragos inclusive na capital paulista.
Imagens registradas no Centro de Carapicuíba mostram um homem que foi arrastado pela forte chuva que caiu em toda a Região Metropolitana de São Paulo desde a tarde desta quarta-feira (6).
No registro, o rapaz tenta se agarrar em árvores e outros materiais ao longo da avenida, mas não consegue e é levado pela enxurrada.
Segundo a Defesa Civil, ele fez uma brincadeira tentando nadar na chuva, mas foi arrastado pela força da água.
Homem é arrastado por enxurrada em Carapicuíba, na Grande SP, nesta quarta-feira
A Prefeitura de Carapicuíba chegou a registrar o desaparecimento do rapaz na tarde desta quarta (6), mas ele foi encontrado com vida pelo Corpo de Bombeiros no início da noite e passa bem.
Carapicuíba foi uma das cidades mais atingidas pelas chuvas na Região Metropolitana de SP. Em alguns bairros houve deslizamentos de terra e comunidades inteiras ficaram debaixo d’água.
De acordo com a prefeitura da cidade, 350 famílias estão desalojadas depois de uma grande enchente que atingiu a Comunidade Porto de Areia, na Av. Francisco Pignatari, nesta quarta (7), após o transbordamento de um córrego.
“Na Comunidade Porto de Areia, houve o transbordamento de um córrego adjacente resultando em 350 (trezentas e cinquenta) famílias afetadas pela enchente, as quais ficaram desalojadas e foram encaminhadas para casas de parentes”, disse a gestão do prefeito Marcos Neves (PSDB).
Forte chuva atinge cidade de SP e provoca alagamentos
“As Secretarias de Assistência Social e Cidadania, Obras e Serviços Municipais e a Defesa Civil prestaram auxílio aos munícipes colaboraram na remoção de seus pertences, bem como na limpeza do local. A Defesa Civil do Estado, encaminhou na manhã desta quinta-feira (7) ajuda humanitária para as famílias afetadas, com kits de materiais de higiene pessoal, limpeza, entre outros”, afirmou a gestão.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as cidades de Barueri, Osasco, Avaré, Caieiras e Pedreira foram as que mais registraram chuvas no estado de São Paulo nas últimas 24 horas.
Vizinhas de Carapicuíba, Barueri e Osasco tiveram, respectivamente, 92 e 77 milímetros, nesta quarta (6).
Barueri – 92 milímetros;
Osasco – 77 milímetros;
Avaré – 75 milímetros;
Caieiras – 70 milímetros;
Pedreira – 70 milímetros.
Cidades que mais tiveram chuvas nas últimas 24 horas na Grande SP.
Reprodução/TV Globo
Forte chuva provoca alagamento na região da Pompeia
Alagamento na Rua Renato Marchionno, em Osasco

Mais Notícias