Christopher Cavalcanti Machado tem apenas 12 anos e anda de patins desde os quatro. Desde 2023, ele treina no ‘Patinando Jundiaí’, um projeto que acolhe famílias e incentiva a patinação. Hoje, ele é campeão do Campeonato Paulista de Velocidade. Christopher foi campeão da categoria iniciante do campeonato
Arquivo pessoal
Christopher Cavalcanti ganhou o Campeonato Paulista de Velocidade
Arquivo pessoal
“Correr atrás de um sonho”. Apesar de habitual em nosso idioma, muitas vezes o sentido literal dessa frase não se aplica à realidade. Os sonhos de Christopher Cavalcanti Machado, morador de Jundiaí (SP), no entanto, foram conquistados com a ajuda de duas rodinhas no pé e muita velocidade.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Aos 12 anos, Christopher conta que anda de patins desde os quatro. Nascido e criado na Vila Nambi, zona leste, o menino começou a desenvolver sua paixão pelo esporte junto da mãe, Edivânia Aparecida, que tinha o costume de frequentar parques da região.
“Andei por um tempo com ele, mas hoje em dia não ando mais como antes. Houve um período que ele pegou meu patins e foi embora andar. Quando comprei um para o Christopher, ele me disse que era muito ruim andar sozinho e queria um amigo para acompanhá-lo”, lembra.
Edivânia e Christopher começaram a andar de patins juntos
Arquivo pessoal
A partir disso, Edivânia passou a procurar nas redes sociais pessoas que praticassem o esporte. Foi durante as buscas que ela se deparou com o Patinando Jundiaí, projeto que acolhe famílias e incentiva a patinação.
“Encontrei o grupo quando ele ainda estava no começo, por volta de maio do ano passado. A dona me mandou o endereço e fomos no mesmo dia. Lá, ele encontrou tudo o que queria, amigos que gostam da mesma coisa que ele. Desde então, meu filho só se desenvolveu”, conta.
Para o menino, patinar não tem preço. “Patinar é tudo para o Christopher. Ele anda todos os dias sem errar. Vai ao mercado, no centro, nas lojas, sempre com as rodas nos pés. É capaz de eu chegar lá agora e ver ele lá (risos). Ele ama os amigos do Patinando. Para ele, significa muito praticar e competir fazendo o que gosta”, destaca a mãe.
Christopher tem 12 anos e patina desde os quatro
Arquivo pessoal
Durante todo o período de treinamento no projeto, o menino despertou o sentimento de querer competir. Quando soube do campeonato da Federação Paulista de Patinação de Velocidade, ele resolveu pegar firme nos treinos para obter um bom resultado.
“Ele já chegou patinando mas, lá dentro, ele aprendeu muitas coisas novas e desenvolveu inúmeras habilidades. Por mais que ele andasse na rua, não é a mesma coisa do que em um lugar fechado. O Patinando nos apresentou o campeonato da federação e falou para inscrevê-lo na categoria de iniciante, só para ver como ia sair. Ele treinou bastante”, compartilha.
Christopher Cavalcanti ganhou o Campeonato Paulista de Velocidade
Arquivo pessoal
No dia da sua estreia na pista, uma grande e merecida surpresa: Christopher levou o primeiro lugar na categoria que concorreu. A vitória é motivo de orgulho e alegria para toda a família.
“Foi extremamente emocionante. Haviam muitas crianças federadas lá, que já competiam profissionalmente há tempos, que faziam parte de equipe e tudo mais. Ele fez 200 metros em incríveis 22 segundos e outra corrida de 2,4 quilômetros. Ele deu tudo de si.”
“Para nós, foi uma linda conquista. Quando acabou, ele chorava muito. ‘Mãe, minha garganta está doendo de sede’, ele dizia. O pai do Christopher torceu demais por ele. Dá para ver que ele realmente se esforça e dá tudo de si. Ver a alegria dele com a medalha foi maravilhoso”, celebra.
Irmãs com deficiência visual de nascença aprendem a andar de patins sozinhas: ‘Gosto da adrenalina’
A boa vontade do jovem para os esportes não para por aí. Também apaixonado por futebol, Christopher também é integrante do time da Vila Nambi que, neste ano, levou o troféu da Taça das Favelas de Jundiaí para casa.
De acordo com Edivânia, seu filho ainda não decidiu qual dos dois ele irá seguir profissionalmente. “Ele fala que quer fazer os dois, mas não dá (risos). O meu filho faz parte do sub-12 da Vila Nambi, que ganhou na categoria sub-16 neste ano. O futebol também é uma grande parte da vida dele, porém, agora, ele está super focado no patins”, destaca.
Vila Nambi vence o Varjão nos pênaltis e é campeão da Taça das Favelas de Jundiaí no Masculino
Patinando Jundiaí
Projeto costuma impactar cerca de 600 pessoas semanalmente
Reprodução/Instagram
Criado há cerca de um ano e meio, o projeto reúne famílias cerca de quatro vezes na semana em diferentes espaços da cidade para incentivar a patinação.
Pamela Debiasio, uma das quatro fundadoras da organização, pontua que tudo funciona de forma completamente voluntária. Seu objetivo é ajudar a todos que tenham o sonho de subir nas rodas.
“Costumo dizer que ele nasceu da necessidade de termos um lugar seguro para patinar com nossos filhos, além da vontade de incentivar outras pessoas que queiram fazer o mesmo e o sonho de fomentar a patinação”, pontua.
Ao g1, a patinadora conta que o resultado foi um sucesso. Com 25 voluntários, o Patinando Jundiaí impacta cerca de 600 jovens todas as semanas.
“Não falamos em alunos, pois não somos professores. São pessoas que se encontram. Nunca imaginei chegar tão longe e abranger uma quantidade tão grande. Inclusive, temos famílias atípicas participando”, explica.
Pamela revela que, apesar da quantidade de funcionários, a demanda ainda é muito grande. Para a viabilizar o projeto, eles costumam realizar rifas, além do utilizar dinheiro do próprio bolso.
“Até o ano passado, retiramos de nós mesmos para custear os gastos básicos. Hoje, fazemos rifas. Temos uma escala mensal de serviço, divididos entre o empréstimo dos patins e equipamentos. Há uma estrutura completa, com rampas, área de iniciantes, som, toda uma organização de espaço”, finaliza.
Christopher recebendo a medalha de primeiro lugar do campeonato
Arquivo pessoal
O Patinando Jundiaí fica situado em diferentes localizações de acordo com os dias da semana. Confira a lista completa:
Terças e quintas-feiras: Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) “Adelino Brandão” (Rua Uva Isabel, n°50 – Morada das Vinhas), das 19h às 21h30;
Sextas-feiras: Shopping Pátio Cica (Rua Cica, n° 201 – Vila Arens);
Domingos: Maxi Shopping (Avenida Frederico Ozanan, n° 6.000 – Vila Rio Branco), das 13h às 18h.
Para participar, é necessário preencher este formulário. Outras informações podem ser obtidas pelas redes sociais do projeto.
*Colaborou sob supervisão de Matheus Arruda
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM