8 de janeiro de 2025

Com apoio da ONG Zoé, Óbidos se torna sede da campanha ‘Março Azul’ de combate ao câncer colorretal

A iniciativa, sediada na cidade, marca um importante passo na conscientização e combate a essa doença. Campanha “Março Azul” tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal
Divulgação
Neste domingo (10), a cidade de Óbidos, no oeste do Pará, deu início a uma série de atendimentos e exames como parte da campanha “Março Azul”, voltada para a prevenção do câncer colorretal. A iniciativa, sediada na cidade, marca um importante passo na conscientização e combate a essa doença.
A escolha de Óbidos como sede nacional da campanha é fruto de uma articulação entre a ONG Zoé e a Prefeitura Municipal, que contou com o apoio das Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva, Coloproctologia, Federação Brasileira de Gastroenterologia, Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM).
Esse feito para Óbidos só foi possível devido à colaboração de centenas de servidores municipais, dezenas de voluntários vindos de diversas regiões do país, além do engajamento de entidades como a Santa Casa de Óbidos, o barco Papa Francisco e empresas privadas.
A campanha “Março Azul” tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal, uma doença que, quando detectada em estágios iniciais, apresenta altas taxas de cura.
Fases dos atendimentos
Na primeira etapa, os Agentes Comunitários de Saúde foram treinados pela Secretaria Municipal de Saúde para transmitir ao público-alvo a importância do rastreamento do câncer colorretal, visando a adesão à campanha.
A segunda etapa consistiu na triagem dos pacientes por meio do exame de sangue oculto nas fezes. Aqueles que apresentaram resultado positivo foram selecionados para a realização do exame de colonoscopia, agendado para o mês de março no Hospital Dom Floriano na Providência de Deus, em Óbidos.
Já a terceira etapa ocorrerá entre os dias 11 e 17 de março, com a participação de mais de 20 médicos e enfermeiros voluntários das instituições organizadoras da campanha “Março Azul”. Esses profissionais de saúde realizarão o atendimento dos pacientes previamente rastreados. Para isso, contarão com quatro torres e 10 colonoscópios, que foram transportados de São Paulo e cedidos em doação ou empréstimo por empresas parceiras. Além dos exames de colonoscopia, serão oferecidos atendimentos gastroclínicos e exames de endoscopia alta e ultrassom no barco hospital Papa Francisco, que permanecerá ancorado em Óbidos durante o período da campanha.
VÍDEOS: mais vistos pelo g1 Santarém e Região

Mais Notícias