27 de dezembro de 2024

Com aumento de chuvas, rio sobe mais de 3 metros no interior do AC; capital teve subida de quase 1 metro


Maioria dos trechos da bacia teve aumento nas últimas 24h, influenciado pelo acumulado de chuvas no período. Rio Acre em Xapuri marca mais de 9 metros nesta quinta-feira (26)
Quésia Melo/Rede Amazônica
Com a chegada do inverno amazônico e o aumento do acumulado de chuvas, o nível do Rio Acre no município de Xapuri, no interior do estado, subiu 3,31 metros nas últimas 24 horas, de acordo com um boletim do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O rio saiu de 5,90 metros nessa quarta-feira (25) para 9,21 metros na medição das 6h desta quinta-feira (26). O município também teve registro de 15 milímetros de chuva em 24h.
Apesar do aumento brusco, o nível ainda está distante da cota de alerta, que é de 12,50 metros.
Os números são reflexos da situação enfrentada por toda a bacia do Rio Acre com o início do período chuvoso neste ano. O boletim também mostrou que a maioria dos trechos que compõem a bacia tiveram aumento nas últimas 24h.
Rio Acre subiu 95 centímetros em 24h na capital
Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre
Na capital Rio Branco, o nível saiu de 7,32 metros na quarta para 8,27 metros nesta quinta (26), o que dá um aumento de 95 centímetros em 24h. O acumulado de chuvas no período foi de 58 milímetros, e já foram 201,80 milímetros em dezembro.
Já em Brasiléia, o Rio Acre saiu de 7,84 metros para 9,63 metros em 24h, influenciado por chuvas em outras regiões. Em Assis Brasil, que subiu mais de seis metros na terça-feira (24), teve redução, e chegou a 6,58 nesta quinta. Na quarta, o rio estava em 8,38 metros naquele município.
LEIA MAIS:
Chuvas nos três últimos meses já ultrapassaram quantidade do mesmo período em 2023 na capital do Acre
Sob influência do fenômeno La Niña, Acre deve ter volume de chuvas acima da média a partir de dezembro
Bacia do Rio Acre
Arte/g1
Outra bacia que preocupa os órgãos ambientais é a do Rio Juruá. Apesar de estar distante da cota de alerta, o rio teve um aumento de 2,33 metros no município de Porto Walter nas últimas 24h, e está em 5,87 metros.
Em Cruzeiro do Sul, o Juruá se manteve mais um dia acima dos 9 metros, ainda abaixo da cota de 11,80 metros, que é de alerta.
Reveja os telejornais do Acre

Mais Notícias