12 de janeiro de 2025

Com baixa demanda, imóveis comerciais ficam estagnados no Centro de Sorocaba

Pontos comerciais de ruas e avenidas do Centro da cidade já receberam muitos clientes, mas agora estão fechados pela falta de interesse dos empresários. Donos de estabelecimentos não conseguem alugar imóveis no Centro de Sorocaba
Reprodução/TV TEM
As ruas de Sorocaba (SP) estão repletas de imóveis com placas de aluguel. Por causa da baixa procura, os proprietários têm enfrentado dificuldades para alugar estes pontos.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Os pontos comerciais de ruas e avenidas do Centro da cidade já receberam muitos clientes, mas agora estão fechados pela falta de interesse dos empresários. Para a gestora comercial Márcia Matos, a pandemia influenciou no fechamento ou até mesmo na migração de seus comércios para bairros.
“Muitos comerciantes acabaram fechando seus comércios devido à situação financeira e indo para locais mais em conta. Alguns até mudaram de região para poder manter seus funcionários e comércios e, com isso, muitos imóveis do centro acabaram fincando parados. O imóvel hoje na região Central é muito caro, e para a pessoa manter isso é muito difícil”, diz.
Dificuldade de acesso
Dificuldade de acesso é um dos motivos que contribuíram para a queda na procura por pontos comerciais
Reprodução/TV TEM
A dificuldade de acesso também contribui com a baixa procura por pontos comerciais no Centro. Somente na região Central, são 2.245 vagas que pertencem ao sistema Zona Azul. No entanto, a cidade conta com mais de 62 mil usuários cadastrados, sem contar as vagas exclusivas.
Além disso, na mesma região existem 20 vagas de carga e descarga e outras 49 para idosos. As demais vagas podem ser encontradas longe dos comércios. De acordo com o corretor de imóveis Matheus Diniz, tudo isso afasta o investimento de novos comerciantes.
Ele explica que ao alugar um imóvel para algum cliente, é preciso levar em conta o gasto com o combustível, a procura por um estacionamento próximo e as dificuldades em encontrar uma vaga para deixar o veículo.
“É por isso que muitos, hoje em dia, optam pelo e-commerce [comércio pela internet]. Você consegue enxugar o custo, alugar uma sala comercial em um prédio comercial, por exemplo, trabalhar o e-commerce em uma plataforma digital e, com isso, você consegue ter resultados bons sem precisar que esteja com um comércio com porta para a rua”, explica.
Donos de estabelecimentos não conseguem alugar imóveis no Centro de Sorocaba
Reprodução/TV TEM
O presidente da Associação dos Corretores e Empresas Imobiliárias de Sorocaba, Harley Mena, confirma que existe uma mudança do perfil dos imóveis escolhidos pelos empresários. Para ele, é preciso fazer melhorias na região Central para mudar essa realidade.
“A ampliação dos calçadão, estudo para novos calçadões, iluminação pública, segurança, incentivos fiscais e também prédios que comportassem, hoje, moradias e comércios. Enquanto não houver uma revitalização do Centro, as pessoas vão procurar outros lugares ao invés do Centro. A prefeitura deve ter, hoje, os olhos voltados para a revitalização do Centro da nossa cidade, porque é um dos nossos principais cartões portais”, cobra.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias