16 de janeiro de 2025

Com baixa procura por vacinação contra dengue, doses sobram nos postos de saúde de Ribeirão Preto

Em duas semanas, cidade imunizou apenas seis mil crianças entre 10 e 14 anos. Lote vence dentro de dois meses. Metade do público-alvo não tomou vacina contra dengue em Ribeirão Preto
Duas semanas após o início da imunização contra a dengue para crianças e adolescentes, sobram cinco mil doses nos estoques em Ribeirão Preto (SP).
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Das 11 mil vacinas direcionadas para a cidade, apenas seis mil foram aplicadas, de acordo com a Secretaria de Saúde.
Vacina dengue Qdenga vacinação imunização dose campanha
Alessandro Batata/TV Diário
Nem a ampliação do público-alvo, inicialmente focada em crianças de 10 a 11 anos e agora destinada também para adolescentes até os 14 anos, chamou a atenção de pais e responsáveis na cidade, de acordo com Luzia Márcia Romanholi Passos, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.
“Estamos com dificuldade para atingir as coberturas vacinais e isso não é só com a vacina contra a dengue”.
LEIA TAMBÉM
Saúde confirma duas mortes por dengue em Ribeirão Preto
Vacinação da dengue em Ribeirão Preto: Saúde amplia oferta para adolescentes de 10 a 14 anos
Segundo ela, a falta de informações e a propagação de notícias falsas sobre a vacinação podem ter contribuído para a baixa procura pela imunização.
“Infelizmente vivemos um período em que foi colocado muitas dúvidas a respeito das vacinas, da composição das vacinas, dos efeitos das vacinas no nosso corpo. Isso gerou muitas dúvidas por parte da população e tem afastado, sim, as pessoas das salas de vacina. A gente precisa lembrar que a vacina é uma excelente ferramenta para proteção da saúde”.
Os imunizantes estão dentro da validade, mas a preocupação da Secretaria de Saúde é que acabem por vencer, uma vez que não há procura nos postos da cidade. O estoque expira no dia 30 de junho.
“O lote que Ribeirão Preto recebeu vence no dia 30 de junho. Temos tempo, mas espero que a gente consiga aplicar todas as vacinas antes. Vacina é uma excelente forma da gente prevenir e proteger”.
Dados divulgados pelo Boletim Epidemiológico de Ribeirão Preto na semana passada apontam que, dos 14.402 casos confirmados da doença, 2.494 foram registrados na população entre 10 e 19 anos.
Atualmente, a cidade tem seis óbitos confirmados. Todas as vítimas eram adultas e apresentavam comorbidades. Outras quatro mortes estão em investigação.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Mais Notícias