Evento, que será em novembro, foi lançado oficialmente em evento realizado na sede da OCB/GO. O lançamento do CoopsParty 2024 lotou o espaço Inovacoop Goiás nesta quarta-feira (5/6), na sede do Sistema OCB/GO, em Goiânia. O evento será realizado nos dias 18 e 19 de novembro, no Centro de Convenções da PUC Goiás. O CoopsParty Summit já nasce como o maior evento de inovação do cooperativismo brasileiro. A expectativa é reunir cerca de 1 mil participantes, incluindo cooperativistas, startups, investidores e representantes de grandes empresas.
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, ressaltou que debater e promover a inovação no cooperativismo, tornando esse tema cada vez mais comum, é um esforço que tem sido feito para que as cooperativas reflitam mais sobre a importância de desenvolverem projetos inovadores, melhorando ou criando novos processos internos. “O CoopsParty contribuirá com esse nosso esforço, agrupando todo o ecossistema dedicado à inovação em Goiás, especialmente a academia, o que valoriza muito o nosso trabalho”, afirma.
A superintendente do Sistema OCB nacional, Tania Zanella, participou do lançamento do CoopsParty 2024 e elogiou o protagonismo do Sistema OCB/GO no fomento da inovação no cooperativismo. “O tema é uma das nossas diretrizes estratégicas. E a OCB Goiás tem sido referência quando o assunto é inovação. Isso que vocês estão plantando aqui hoje, vai vingar em frutos para todo o cooperativismo brasileiro”, disse.
Estrutura
A estrutura do CoopsParty 2024 terá três palcos temáticos, formando um grande hub de conhecimento e networking. Os participantes terão a chance de criar conexões, negócios e aprender com mais de 60 especialistas do mercado cooperativo e corporativo. Luís Cláudio Silva é cofundador do MundoCoop, empresa responsável pelo formato e execução da CoopsParty em parceria com a WEX. Ele comenta que eventos com essa temática e envergadura têm a capacidade de atrair os jovens para o modelo de negócios cooperativo, assegurando que ele se torne cada vez mais forte e relevante no futuro. “Os jovens têm que entender melhor esse plano de negócios que é o cooperativismo e o CoopsParty também tem esse objetivo”, diz.
O CoopsParty 2024 tem em sua programação uma seleção de palestrantes e histórias que abordam conceitos e ideias capazes de atrair a atenção de todos que desejam ampliar seus conhecimentos e trilhar com mais segurança e inspiração os caminhos da inovação, afirma Luís. “O evento é um banquete de informações e tenho certeza de que todos que participarem sairão satisfeitos com os conhecimentos que serão transmitidos durante os dois dias de programação.”
PUC Goiás
Olga Izilda Ronchi, reitora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), parceira na realização do CoopsParty 2024, lembrou que o evento foi apresentado a ela pelo presidente do Sistema OCB/GO como um desafio, que foi prontamente aceito. “Para a academia, esse desafio de interlocução com o setor produtivo é sempre necessário. O lançamento e a realização desse evento, em busca de respostas qualificadas, são mostras do potencial imenso desse diálogo eficaz e produtivo, imbuído do espírito do cooperativismo, em que todos ganham”, reconhece.
O CoopsParty, segundo a reitora, será um momento significativo, que vai contribuir muito com o Pacto pela Inovação, criado pelo governo de Goiás, e que tem como signatários a PUC Goiás e o Sistema OCB/GO, entre várias outras instituições. “Essa iniciativa abre para PUC Goiás um espaço de ensino, mas também de aprendizagem, para que nossos estudantes sejam líderes com o perfil cooperativista”, acrescentou.
Celso Camilo, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), enfatizou que eventos como o CoopsParty são fundamentais no processo de acesso ao conhecimento e à inovação. “Precisamos acabar com o mito de que a inovação é para poucos e de que são necessários muitos recursos. Na verdade, essa é uma questão de decisão, ainda que esse processo envolva uma mudança cultural.”