11 de janeiro de 2025

Com demanda dos setores aeroespacial e automobilístico, São José dos Campos registra alta de quase 30% nas exportações em 2024


A cidade joseense ocupa a quarta colocação no ranking estadual de exportações em São Paulo, ficando atrás apenas de Santos, da capital e de São Bernardo do Campo. Produção industrial é a base da economia em São José
Reprodução/TV Vanguarda
São José dos Campos, cidade do interior de São Paulo, registrou uma alta de quase 30% nas exportações em 2024, quando comparado com o 2023 – é o que mostram os dados divulgados nesta segunda-feira (6) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – MDIC.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com os dados, São José dos Campos exportou U$ 3,68 bilhões de dólares em 2024. O valor representa uma alta de 28,7% em relação a 2023, veja:
2024: U$3,68 bilhões
2023: U$2,85 bilhões
São José dos Campos é a quarta cidade no ranking de exportações do estado, atrás apenas de Santos, São Paulo e São Bernardo do Campo.
De acordo com o MDCI, os setores aeroespacial e automobilístico foram responsáveis por 87% das exportações em São José dos Campos no ano passado.
Para Lucy Aparecida de Sousa, do Conselho Regional de Economia do Estado de SP, os bons resultados da exportação em São José são puxados principalmente pelo volume de vendas da Embraer, fabricante brasileira de aeronaves que tem sede na cidade.
“Reflete o perfil da estrutura produtiva de São José dos Campos que é voltado para a indústria de transformação, notadamente com o complexo aeroespacial onde a empresa líder é a Embraer. As entregas foram boas e lembrando também que no final do ano a gente tem uma valorização cambial que também ajuda”, afirmou a economista.
A Embraer registrou receita de R$ 9,4 bilhões de reais no terceiro trimestre de 2024, valor 50% maior do que o registrado no mesmo período de 2023. O balanço anual não foi divulgado ainda.
No Vale do Paraíba, São José dos Campos liderou o ranking de exportações na região. Na sequência estão Ilhabela e Pindamonhangaba, em segundo e terceiro lugar.
São José registra alta nas exportações em 2024
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias