Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que metrópole do interior paulista vendeu 464 unidades no mês, superando as 440 de dezembro de 2023. Carros elétricos em carregamento
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Com o mercado de veículos eletrificados aquecido, tanto pela expansão da cadeia produtiva quanto pela chegada de novas empresas, outubro registrou os melhores números de vendas para um mês em 2024 em todo o Brasil. Em Campinas (SP), primeira cidade do inteior do Brasil em emplacamentos, o resultado foi ainda melhor: recorde na série histórica iniciada em 2022.
Números da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que foram comercializadas 464 unidades na metrópole em outubro, superando a melhor marca anterior, de dezembro de 2023, com 440 modelos.
Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Em todo o Brasil, foram 16.033 eletrificados vendidos em outubro, atrás apenas dos 16.279 de dezembro do ano anterior. Segundo a ABVE, números que são reflexo dos investimentos e da aposta das empresas no segmento da eletromobilidade.
🚗 Os dados consideram as vendas de veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV), elétricos 100% a bateria (BEV) e elétricos híbridos convencionais sem recarga externa (HEV), tanto automóveis, SUVs e comerciais leves.
Questões econômicas e sociais ajudam a explicar o porquê a região de Campinas, liderada pela metrópole, figura entre as principais quando o assunto é venda de carros eletrificados.
Na avaliação do economista e professor da PUC-Campinas, Roberto Brito de Carvalho, os carros eletrificados ganham terreno primeiro entre os consumidores que apresentam renda elevada e alto nível de escolaridade, uma combinação que faz com que haja consumidores com “maior preocupação em relação às questões da sustentabilidade”.
Um interesse que impulsiona os números em 2024. Já são 2.767 veículos eletrificados vendidos no município entre janeiro e outubro, volume que representa 50,5% do total comercializado em Campinas desde janeiro de 2022, que foi de 5.476 unidades.
Os dados da ABVE reafirmam a importância do mercado de Campinas no cenário nacional, figurando como a primeira cidade que não é capital no número de vendas.
No consolidado de janeiro de 2022 a outubro de 2024, aparece em sexto lugar, a frente de cidades como Porto Alegre (RS), Goiânia (GO) e Salvador (BA).
A lista das cidades que mais venderam eletrificados no período é liderada por São Paulo (SP), com 42,6 mil unidades.
Carro elétrico
BYD/Divulgação
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.