1 de abril de 2025

Com epidemia, Jaboticabal confirma 13ª morte por dengue em 2025


Cidade registra mais de dois mil casos confirmados da doença no primeiro trimestre de 2025. Houve aumento de 333% no número de mortes pela doença comparado com o ano inteiro 2024 com três mortes. Jaboticabal confirma 13ª morte por dengue neste ano
Jaboticabal (SP) confirmou a 13ª morte em decorrência da dengue em 2025. Foram sete óbitos em janeiro, quatro em fevereiro e duas em março, situação que levou a cidade a decretar estado de calamidade pública na primeira semana de feveiro.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
As duas últimas vítimas, de 38 e 81 anos, já tinham comorbidade, de acordo com informações da Prefeitura. Os números representam um aumento de 333% no número de mortes, comparado com todo o ano de 2024.
O clínico geral Marvin Leonardo Rodriguez Olazabal atua no Centro de Atendimento de Dengue (CAD) em Jaboticabal, inaugurado em janeiro de 2025 devido à grande quantidade de casos. O médico conta que a busca por atendimento é intensa.
“Até hoje foram atendidos 8.200 pacientes só no CAD, com um média diária de 130 pacientes. A prevalência e incidência é muito alta ainda, tanto é que gente decidiu abrir cinco leitos de internação no CAD porque tava tendo muitos pacientes com necessidade de internação e UPA não comportava aceitar esses pacientes.”
Jaboticabal, SP, confirma 13ª morte por dengue em 2025
Reprodução/EPTV
O último boletim com dados da doença, divulgado na última segunda-feira (10) mostra os números de casos na cidade. Veja abaixo:
Positivo: 2.136
Negativo: 503
Aguardando: 46
Notificações: 2.685
Óbitos: 13
O clínico geral explica que o CAD foi criado com o intuito de centralizar e diminuir a quantidade de fluxos da Unidade de Pronto Atendimento de Jaboticabal. De acordo com ele, o local não tem uma estrutura física que comporte uma grande quantidade de atendimentos.
Calamidade pública
O secretário Municipal de Saúde Diego Nogueira explica que o decreto municipal nº 8297, de 7 de fevereiro de 2025, que declarou estado de calamidade pública, pode ajudar na prevenção e também na compra de medicamentos.
“É pra facilitar na contratação de medicamentos, insumos pra saúde, pra poder continuar todas as ações que a gente vem fazendo desde o dia 6 [no CAD]. Com a decretação facilita a aquisição de produtos e serviços.”
Jaboticabal, SP, confirma 13ª morte por dengue em 2025
Reprodução/EPTV
José Carlos dos Santos, gerente de vigilância e zoonoses da cidade, explica que desde janeiro o trabalho de combate à dengue se intensificou. Para isso, os agentes de combate de endemias e de saúde estão trabalhando de forma conjunta.
Em um primeiro momento é feito o trabalho de casa em casa, com orientação e eliminação de focos e criadouros do mosquito da dengue. Depois, a equipe volta às casas que não conseguiram acesso, por recusa ou que não atenderam. Por fim, o trabalho é de nebulização para eliminar os mosquitos.
Após a decretação do estado de calamidade, a equipe adquiriu reforço com um drone. Utilizado para localizar focos em caixas d’água, calhas ou em prédios altos. É o que explica José Carlos dos Santos.
“Esse drone não é pra estar denunciando ninguém, é só naquelas casas onde tem recusa ou naquelas casas de imobiliária que estão fechadas e os agentes não conseguiram entrar pra fazer visita. Quando for identificado um possível foco, a gente aciona a Vigilância Sanitária e ela notifica o proprietário para eliminar o possível criadouro. Posteriormente a isso, não acontecendo, a pessoa é notificada e logo após é multada por estar colocando em risco a saúde pública.”
O secretário municipal de Saúde orienta ainda que todas as pessoas com sintomas de dengue procurem o Centro de Atendimento de Dengue (CAD). Os profissionais são orientados a realizar um teste rápido, fazer a hidratação do paciente se necessário, além de passar por consulta médica.
Jaboticabal, SP, confirma 13ª morte por dengue em 2025
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias