24 de janeiro de 2025

Com exibição gratuita de 140 filmes, Mostra de Cinema de Tiradentes começa nesta sexta


Até 1º de fevereiro, o público poderá participar de pré-estreias, sessões especiais, debates e rodas de conversa em vários espaços da cidade histórica mineira. Cena do filme ‘Marmita’, que será exibido durante o festival
Divulgação/Universo Produção
A 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes começa nesta sexta-feira (24). O evento já é tradição na cidade histórica mineira e conta com uma programação totalmente gratuita.
Até 1º de fevereiro, o público poderá participar de pré-estreias, sessões especiais, debates e rodas de conversa em vários espaços. Ao todo, serão exibidos 140 filmes, que foram produzidos em 21 estados brasileiros — parte das produções também estará disponível na internet.
Sob o tema “Que cinema é esse?”, esta edição propõe uma reflexão sobre a complexidade e diversidade do ecossistema cinematográfico, na tentativa de encontrar novas dinâmicas para um cinema que pende entre velhos constrangimentos históricos e a demanda do que emerge atualmente.
“A programação indaga os filmes e o público, os filmes e o público indagam a programação, o público indaga os filmes, os filmes indagam o público. O salto qualitativo do cinema brasileiro é se permitir caminhar por terrenos desconhecidos e arriscados”, afirmou Francis Vogner dos Reis, coordenador curatorial da mostra.
”Girassol Vermelho’, de Éder Santos
Divulgação/Universo Produção
Entre os destaques da programação estão o filme “Girassol Vermelho”, que será exibido em pré-estreia na abertura do festival. Inspirado em Murilo Rubião, mestre do realismo fantástico brasileiro, o longa-metragem, dirigido por Éder Santos e estrelado por Daniel de Oliveira, Chico Diaz e Bárbara Paz, fala sobre a jornada de Romeu, um homem que deixa o próprio passado, numa busca pela liberdade.
A mostra também homenageia a atriz Bruna Linzmeyer. Com uma carreira marcada pela coragem e versatilidade, a artista transita entre o cinema independente e produções televisivas de grande alcance.
“Ela não só é uma atriz talentosa, mas uma mulher de seu tempo, que se vincula às lutas e à criação de uma arte do prazer e da rebeldia. Artista de coragem e escolhas assertivas, Bruna soma carisma rebelde, uma fotogenia rara e um talento mutante a cada projeto que faz”, disse o curador da mostra.
Atriz Bruna Linzmeyer, homenageada da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Divulgação/Universo Produção
Neste ano, dois filmes fazem parte do recorte temático: os longas-metragens “Relâmpagos de Críticas, Murmúrios de Metafísicas”, de Julio Bressane e Rodrigo Lima, e “Odradek”, de Guilherme de Almeida Prado.
A Universo Produção, promotora do evento, irá oferecer premiação em dinheiro para os vencedores das mostras Aurora, Olhos Livres, Foco e Formação. Uma rede de parceiros também vai distribuir prêmios em várias categorias.
A programação completa da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes pode ser acessada no site do evento (clique aqui).
Os vídeos mais vistos do g1 Minas:

Mais Notícias