Obras iniciaram nesta segunda-feira (18), numa área ao lado do atual prédio. Projeto prevê uma estrutura com cinco andares, 212 leitos e seis salas de cirurgias. Obras iniciaram nesta segunda-feira (18) e devem finalizar em até dois anos.
Gea/Reprodução
Nesta segunda-feira (18), foi lançada a obra do Novo Hospital de Emergências (H.E) Oswaldo Cruz, na área central de Macapá. O projeto, que conta com um investimento de R$ 129 milhões, prevê uma estrutura com cinco andares, 212 leitos e seis salas de cirurgias, em dois anos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A nova unidade deve ser construída na área que fica ao lado do atual prédio, entre as avenidas Mendonça Júnior e entre as ruas Hamilton Silva e Manoel Eudóxio Pereira. O local de 15 mil metros quadrados pertencia ao Exército Brasileiro, que cedeu ao governo estadual.
O local de 15 mil metros quadrados pertencia ao Exército Brasileiro
Gea/Reprodução
De acordo com o governador Clécio Luís, o novo Hospital de Emergências vai suprir uma necessidade antiga da população.
“O hoje é uma virada de página completa, pois esse novo hospital é um sonho de todos os amapaenses. Temos a certeza de que o antigo hospital não atende todas as demandas, apesar das melhorias já feitas, ele é um prédio de 50 anos. Então, essa é a primeira grande obra de saúde do Amapá” destacou o gestor.
Fachada do antigo HE construído há cerca de 50 anos
Jéssica Alves/arquivo g1
Os recursos investidos são de articulação do senador Davi Alcolumbre e do tesouro estadual. Além disso, o terreno onde deve ser construída a unidade foi uma articulação do senador junto ao Exército.
“A nossa luta por essa área de mais de 15 mil metros começou ainda em 2019, e só foi possível essa doação após o Exército analisar e classificar a obra como de alta relevância. Em 2020, o então ministro da Defesa assinou o decreto de doação e, após isso, iniciamos a busca por recursos. É um projeto sonhado há cinco anos na questão estrutural e cinco décadas em relação à saúde do Estado”, disse Davi.
Assinatura da ordem de serviço
Gabriel Maciel/Gea
Segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), durante a execução dos serviços serão usados métodos de trabalho inovadores, isso para conseguir entregar a obra dentro do prazo de dois anos.
Veja outras notícias sobre o HE:
Veja o que já mudou com a reforma emergencial no Hospital de Emergência de Macapá
Edital de licitação para novo HE do AP é lançado com previsão de R$ 110 mi em investimentos
Hospital de Emergência começa a realizar atendimentos em 40 novos leitos clínicos e cirúrgicos
Sobre o projeto
HE tertá porta de entrada para urgências e emergências e atenderá casos de alta complexidade.
Seinf/Divulgação
O projeto conta com 6 salas de cirurgia, quatro de multiespecialidades, serviços para diálise, central de diagnóstico por imagem e métodos gráficos.
Ambientes de apoio técnico, espaços para administração, auditório e salas multiuso. Um estacionamento com 110 vagas para veículos, heliporto e rampas de acesso.
A estrutura terá porta de entrada para urgências e emergências, e atenderá casos de alta complexidade.
À Rede Amazônica, o governador explicou que o anexo construído pela atual gestão deve ser mantido após a entrega do novo prédio. Já a estrutura antiga vai passar por estudos para ser decidido o destino.
O atual HE foi construído ainda na década de 70. Durante anos, o local passou por reparos feitos em diferentes gestões governamentais.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: