De acordo com a CTTU, 30 dos 72 equipamentos estão desligados. Com licitação vencida há um ano, radares de velocidade do Recife ficam desativados
Há um ano, 30 equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade estão fora de atividade nas ruas e avenidas do Recife, por conta de um atraso na licitação para contratação do serviço (veja vídeo acima). De acordo com a prefeitura, o total equivale a 41% dos 72 equipamentos instalados na cidade.
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Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), o monitoramento foi interrompido porque as empresas que venceram a última licitação, de junho de 2023, não cumpriram algumas exigências técnicas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Ainda de acordo com a autarquia, em fevereiro, o atual processo licitatório já havia sido aprovado pela Controladoria Geral do Recife.
Com isso, a estimativa era de que os novos equipamentos fossem instalados em até 90 dias, em maio deste ano. Entretanto, até o momento, o novo edital sequer foi publicado. O investimento previsto na ultima licitação foi de R$ 14 milhões.
A TV Globo identificou, ao menos, oito radares de velocidade desligados na cidade nos seguintes pontos:
Avenida Engenheiro José Estelita, em São José, no Centro;
Subida do Viaduto Capitão Temudo, no Cabanga, no Centro;
Acesso à Ponte Paulo Guerra, no Pina, Zona Sul;
Acesso ao Shopping RioMar, no Pina;
Nos quilômetros 1,5 e 2,4 da Via Mangue, também no Pina;
Em frente ao Aeroporto do Recife, na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, Zona Sul;
Em frente ao Parque Dona Lindu, na Avenida Boa Viagem, em Boa Viagem, Zona Sul.
Imagem de arquivo mostra radar de velocidade no Recife
Reprodução/TV Globo
A TV Globo foi até a Avenida Boa Viagem, em frente ao Parque Dona Lindu. No local, até mesmo a estrutura que fixava o equipamento foi retirada.
De acordo com a CTTU, a fiscalização não foi comprometida, porque outros tipos de monitoramento eletrônico, que combinam excesso de velocidade e avanço de semáforo, seguem normalmente em operação.
Embora as novas câmeras não tenham sido instaladas no prazo previsto de 90 dias, a autarquia negou que a licitação estivesse atrasada.
Em nota, a CTTU disse que “vem cumprindo todos os prazos legais de acordo com os trâmites da licitação” e que o processo envolve o cumprimento de exigências técnicas das empresas, “o que pode, eventualmente, prolongar a conclusão do processo”.
A autarquia disse ainda que caso sejam cumpridos os trâmites legais do certame, a estimativa é de que os equipamentos comecem a ser instalados em cerca de 60 dias, no começo de agosto.
A reinstalação dos radares divide opiniões. Para o motorista Fernando Moreira, os pontos com fiscalização deveriam ser revistos.
“Não deveria ser religado. Só de avanço de sinal. Esse, sim, deveria continuar ativo”, disse. Segundo ele, os radares poderiam ser flexibilizados de acordo com o horário. “Até as 6h da manhã, a gente pode rodar. Depois de 6h até 22h, não”, sugeriu.
Pedro Henrique de Moraes, que também é motorista, afirmou que os radares são importantes para a redução de acidentes, mas atrasam o trânsito em determinados pontos. “Alguns ajudam, alivia bastante em relação a acidentes, mas outros dão um belo atraso no trânsito”, declarou.
O g1 procurou a CTTU para perguntar porque, mesmo com a aprovação do certame pela Controladoria Geral do Recife, em fevereiro, o edital não foi publicado até o momento.
A autarquia, no entanto, não respondeu até a última atualização desta reportagem e disse apenas que “caso sejam cumpridos os trâmites legais do certame, estima-se que os equipamentos comecem a ser instalados em cerca de 60 dias”.
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