Além dos 15.837 casos até essa segunda-feira (25), a cidade já confirmou também duas mortes pela doença neste ano. Com mais de 15 mil casos, São José decreta situação de emergência por epidemia de dengue
Freepik
Com mais de 15 mil casos confirmados, a Prefeitura de São José dos Campos (SP) decretou situação de emergência por epidemia de dengue. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (25).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o documento, a decisão foi motivada pela alta no número de casos e mortes pela doença na cidade neste ano. Até o momento, duas pessoas morreram por dengue em São José em 2024.
Outro fator que motivou a decisão, segundo o decreto, foi a atual condição climática da região, com registros de chuvas, o que propicia a proliferação do aedes aegypti. O mosquito transmite dengue, chikungunya e zika.
Além disso, a prefeitura cita que a epidemia apresenta ‘potencial risco de extrapolação da capacidade de resposta, bem como saturação do Sistema Único de Saúde sob direção municipal’.
Ação contra a dengue em São José dos Campos
Divulgação/Prefeitura de São José dos Campos
Com o decreto de emergência, a cidade agora pode adquirir insumos e materiais com mais facilidade. Há também a possibilidade de contratação de servidores temporários para atender a demanda provocada pela alta nos casos.
Ainda segundo o documento, o decreto entra em vigor já a partir desta segunda-feira e vai seguir até que a situação de dengue em São José seja estabilizada.
A Secretaria de Saúde confirmou o registro de 15.837 casos da doença e duas mortes por dengue neste ano. As vítimas são idosos – um homem e uma mulher.
Por conta do aumento dos casos, a cidade tem feito diversas ações para evitar o avanço da doença, como exemplo nebulização, vistoria casa a casa e orientação com os moradores.
São José dos Campos faz último arrastão contra dengue
Beto Freitas/PMSJC
Sintomas
Entre os principais sintomas dos pacientes com dengue estão:
dor de cabeça
febre alta de 38°C
dor no corpo e articulações
falta de apetite
fraqueza
dor atrás dos olhos
manchas vermelhas no corpo
O aparecimento de manchas vermelhas na pele é um sintoma associado à febre hemorrágica da dengue
Getty Images/BBC
Cuidados necessários
não deixar água parada
usar telas em janelas
prevenir a proliferação do mosquito
descartar pneus velhos no local correto
colocar areia até a borda dos pratinhos das plantas
manter as calhas sempre desobstruídas
deixar a caixa-d’água sempre fechada e limpa
Mosquito Aedes aegypti em local com água parada; criadouro de mosquito da dengue
Prefeitura de Porto Velho/Divulgação
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina