Estado conseguiu reduzir mais de 4 mil casos com auxílio da vacinação. Números comprovam, porém, pico na penúltima semana epidemiológica do ano, que levou ao aumento na busca por atendimentos nas unidades de saúde da capital. Procura por unidades de saúde devido a síndromes gripais e arboviroses aumentou em Rio Branco
Yuri Lima/g1
O Acre encerrou o ano de 2024 com 3.553 casos confirmados de Covid-19, e obteve uma redução de 55,67% dos registros na comparação com 2023. Os números constam em um boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O estado conseguiu reduzir mais de 4 mil casos entre 2023 e o ano passado, saindo das 8.015 infecções. As mortes causadas por casos graves da doença ficaram em 14.
“Após a ampliação da vacinação, observou-se uma diminuição significativa no número de casos graves e óbitos em 2023 e 2024”, ressaltou o boletim.
Ao todo, foram 23.019 notificações por síndromes gripais, e 26 ainda estão em análise para saber se foram causados pelo coronavírus ou não.
LEIA MAIS:
Casos de Covid-19 aumentam mais de 426% em Rio Branco no período de 14 dias e Saúde emite alerta
O boletim também revelou que, em 2024, o pico de registros foi na semana epidemiológica 51, que compreende o período entre 15 e 21 de dezembro, com cerca de 650 confirmações.
Estes números comprovam o aumento verificado na penúltima semana do ano, que levou ao aumento na busca por atendimentos nas unidades de saúde da capital.
Mapa mostra total de casos por município
Reprodução/Sesacre
“Ultrapassamos a marca de 800 casos confirmados na nossa rede municipal e nas semanas anteriores também nós temos anotado um crescimento exponencial nesse histórico. Isso faz com que a gente amplie os nossos serviços de atendimento à população”, disse o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, em entrevista à Rede Amazônica Acre nesse sábado (4).
Uraps abrem aos sábados para atender pacientes com sintomas de Covid-19
Distribuição de casos
Considerando o número de casos, o município com maior total foi a capital Rio Branco, com 836 confirmações de covid. Por outro lado, a cidade com menor número foi Xapuri, que teve apenas um caso confirmado.
Porém, o boletim também considera a taxa de incidência a cada 100 mil habitantes. Neste recorte proporcional, o ranking é liderado por Assis Brasil, com taxa de 730, seguido por Rio Branco (578,6) e Plácido de Castro (471). Em todo o estado, a taxa ficou em 397,2 casos por 100.000 habitantes.
“Em 2024, o Acre apresenta uma letalidade de 0,4% e um coeficiente de mortalidade de 46 óbitos por 100 mil habitantes. O município de Bujari apresentou o maior coeficiente de mortalidade e letalidade”, acrescentou o documento.
Sintomas dengue x Covid
Jornal Nacional/ Reprodução
Aumento em dezembro
Nas últimas semanas, foi comum sido comum encontrar pessoas com sintomas gripais, positivadas para Covid-19, e as unidades de saúde lotadas. Dados da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) comprovam que as taxas de novos casos de Covid-19 aumentaram significativamente em dezembro.
Em caso de sintomas, a recomendação é buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no caso dos municípios do interior. Já na capital a UPA do Segundo Distrito é referência para atendimento de casos suspeitos de Covid-19.
Os atendimentos também podem ser feitos nas Unidades de Referência de Atenção Primária (Urap) de Rio Branco.
Na Semana Epidemiológica 49 foram registrados 26 novos casos, na semana seguinte foram 182 novos casos. Já na Semana Epidemiológica 51, a última ser divulgada pela Sesacre, houve o registro de 691 novas infecções confirmadas.
Isso significa que a taxa de crescimento ficou 25 vezes acima do registrado na primeira semana de dezembro.
Ao longo do ano, foram confirmados 2.410 novos casos e 13 mortes pela doença. Os dados são dos boletins da Sesacre, correspondentes as semanas epidemiológicas (SE) 49 e 51, que terminou no último dia 21.
Os dados da SE 52, que corresponde ao período entre 22 e 28 de dezembro, ainda estão sendo contabilizados, conforme a técnica responsável pelas síndromes respiratórias, Anub Martins.
Além das festas e comemorações em dezembro, o aumento de casos é esperado também por conta do período de chuvas, que ajuda a disseminar as doenças respiratórias. Para reforçar a imunização neste período, a Sesacre solicitou ao Ministério da Saúde o envio de 15 mil doses de vacinas.
“O cenário atual é reflexo da baixa cobertura vacinal nos últimos meses. Precisamos buscar a vacinação antes que o número de casos se torne alarmante”, disse a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles.
Veja a quantidade pessoas vacinadas no Acre:
Duas doses – 634.346
Três doses – 348.361
Quatro doses – 85.538
Casos de Covid-19 voltam a crescer em Rio Branco e causam preocupação
Medidas preventivas para o período
Higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel;
Evitar aglomerações em ambientes fechados;
Usar máscaras em locais de maior risco de transmissão;
Manter a vacinação contra Covid-19 e outras doenças respiratórias em dia
Reveja os telejornais do Acre