Ideia do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (SP) é contribuir para a diminuição do estresse dos bebês e ajudar no ganho de peso, auxiliando na recuperação dos prematuros. 38 recém-nascidos estão na UTI Neonatal do Conjunto Hospitalar de Sorocaba
Reprodução/TV TEM
Humanização: no dicionário, ação ou efeito para tornar-se mais amável. Substantivo que virou verbo para profissionais da saúde que se dedicam a cuidar de recém-nascidos prematuros na UTI Neonatal do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).
Pequeninos, mas já incansáveis na luta pela vida, os bebês precisam dos cuidados especiais de uma equipe multidisciplinar.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
‘Momento psiu’ oferece momento de calmaria para prematuros internados no CHS
TV TEM/Reprodução
Essa humanização ganhou um reforço: o “momento psiu”. Uma vez por dia, sempre no fim da tarde, a equipe apaga a luz principal, que dá espaço a uma iluminação ultravioleta acompanhada de uma música calma. Nesse período, o foco é a tranquilidade.
Os bebês continuam sendo monitorados, porém, de maneira sútil, para diminuir qualquer possibilidade de ruído dentro da UTI. A equipe realiza um estudo, para avaliar se o número de hemorragias nos prematuros diminuiu depois da implantação do “momento psiu”.
Os prematuros ficam nas incubadoras, que contam com vários aparelhos que fazem ruídos. Portanto, o momento contribui para a diminuição do estresse do bebê e ajuda no ganho de peso, auxiliando na recuperação dos prematuros, que tanto ensinam à equipe.
38 recém-nascidos estão na UTI Neonatal do Conjunto Hospitalar de Sorocaba
Veja mais notícias no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM