Menor temperatura foi registrada em Cordeirópolis (SP). Máxima chegou a 18,2º. Região central de Piracicaba vista de cima
Caroline Giantomaoso/g1
Após queda de temperatura no domingo (30), a região de Piracicaba (SP) registrou mínima de 9,5ºC, nesta segunda-feira (1º). A menor temperatura foi registrada em Cordeirópolis (SP).
📲Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Já a maior temperatura, de 18,2ºC, foi registrada em Elias Fausto (SP) e Mombuca (SP). Os dados são até as 15h desta segunda. Veja na tabela abaixo:
Em Piracicaba, que atingiu mínima de 11,2ºC, não foi a menor temperatura do ano. De acordo com dados do Posto Meteorológico da Escola Superior Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a menor foi de 7,6ºC, registrada em 31 de maio.
Nos próximas dias desta semanha, segundo a previsão do tempo do Climatempo, não há previsão de chuva na metrópole e as mínimas variam entre 13ºC e 17ºC. Já as máximas ficam entre 27ªC e 31ªC. Confira abaixo:
Terça-feira (2)
Mínima: 13ºC
Máxima: 27ºC
Quarta-feira (3)
Mínima: 14ºC
Máxima: 30ºC
Quinta-feira (4)
Mínima: 15ºC
Máxima: 30ºC
Sexta-feira (5)
Mínima: 16ºC
Máxima: 30ºC
Sábado (6)
Mínima: 17ºC
Máxima: 31ºC
Inverno mais quente
Antes da chegada do frio, Piracicaba registrou, na primeira semana do inverno de 2024, a terceira maior temperatura máxima em toda série histórica de observações do Posto Meteorológico da Esalq, iniciada em 1917. Os termômetros marcaram máxima de 31,8ºC na última segunda-feira (24).
Na comparação com todos os dias do meses de junho verificados na séria histórica do Leb-Esalq, Piracicaba registrou a quinta maior temperatura máxima na última segunda-feira (24). Na última quarta (26), os termômetros ultrapassam os 27ºC. Com sensação térmica de 29ºC.
Histórico de Temperaturas Máximas mais Elevadas em Junho – Dias de Inverno
Pico do inverno atrasado
O professor e pesquisador Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq, o campus da USP em Piracicaba, explicou que pico do inverno geralmente ocorre no início da estação.
“O pico do inverno é quando ele começa, tendo o dia mais curto do ano e, portanto, com menos energia.”
O docente afirmou que, diante das estimativas, este deverá ser o inverno mais seco e quente em comparação com a média histórica do Leb-Esalq.
Temperaturas máximas – Histórico para mês de Junho
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba