27 de dezembro de 2024

Com reivindicação de aumento real de 5%, caravana realiza manifestação em Presidente Prudente para defender campanha salarial dos bancários

Pauta ainda aborda negociações envolvendo emprego, cláusulas sociais, igualdade de oportunidades, saúde e condições de trabalho. Caravana realiza manifestação em Presidente Prudente (SP) para defender campanha salarial dos bancários
Fetec-CUT-SP
Bancários e a caravana da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de São Paulo (Fetec-SP), entidade ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), realizaram uma manifestação, na manhã desta segunda-feira (1º), em frente às agências de instituições financeiras localizadas no Centro de Presidente Prudente (SP). O protesto defendeu a campanha de reajuste salarial dos bancários, que está em andamento.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Ao g1, o presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de Presidente Prudente, Edmilson Trevizan, explicou que a mobilização também está circulando por outras cidades e regiões do Estado de São Paulo, como Bragança Paulista (SP), Mogi das Cruzes (SP), Barretos (SP), o ABC Paulista e o Vale do Ribeira, entre outras.
“Venceu o nosso acordo coletivo e nós entregamos uma nova minuta para o banqueiro [Federação Nacional dos Bancos (Fenaban)]. Dia 27 [de junho] já houve uma negociação a respeito de emprego. O banco coloca algumas coisas dizendo que ‘não, não dá mais para a gente segurar funcionário, nós vamos ter que mandar embora porque…’, aquele negócio, hoje em dia os bancos estão mais no celular do que na empresa física. E a intenção do banqueiro é diminuir bastante as lojas físicas e só ficar com o celular mesmo, mais ou menos o que é o Nubank hoje”, explicou o sindicalista.
“Eles estão vendo que dá certo isso e, então, o que eles querem, na verdade, é diminuir [o número de funcionários] e a gente é contra isso. Na verdade, a população, nem todo mundo entende de fazer as coisas pelo celular e você precisa de uma agência física para resolver o problema da população, em geral”, completou.
A secretária-geral da Fetec-SP, Ana Lúcia Ramos Pinto, informou que as mobilizações fortalecem o debate sobre a pauta de reivindicações dos bancários, uma vez que o documento entregue à Fenaban é resultado da consulta feita com a categoria em todo o país.
Caravana realiza manifestação em Presidente Prudente (SP) para defender campanha salarial dos bancários
Fetec-CUT-SP
Reivindicações
As reivindicações da caravana abordam cinco mesas de negociação envolvendo emprego, cláusulas sociais, igualdade de oportunidades, saúde e condições de trabalho, sendo elas:
aumento real de 5% (inflação + 5%), Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) maior e ampliação de direitos;
fim do assédio e dos instrumentos adoecedores na cobrança de metas;
representação de todos os trabalhadores do ramo financeiro;
defesa dos empregos, considerando os avanços tecnológicos no trabalho bancário;
redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e a geração de emprego e renda;
reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do Imposto de Renda (IR) na PLR;
fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva;
ampliação da sindicalização; e
fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a classe trabalhadora na defesa de seus direitos e da democracia: eleger candidatos que tenham compromisso com as pautas dos trabalhadores.
Trevizan também explicou que a motivação se deu com o acordo coletivo, que se encerra no dia 30 de agosto.
“Então, a gente quer negociar, manter o que nós temos e, de reivindicação, estamos pedindo, com a inflação, o aumento real de 5%”, pontuou ao g1.
Atores representam bancários adoecidos pelas metas abusivas
Fetec-CUT-SP
A ação
A manifestação ocorreu no Calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei e também em outras ruas, abrangendo todas as agências bancárias na área central de Presidente Prudente.
O ato também contou com atores representando as reivindicações, como o fim de metas abusivas e melhores condições de trabalho. Além disso, envolveu membros do sindicato e representantes da federação.
“Nós nos reunimos no Calçadão, porque a nossa federação ela vem, mas vem com vários sindicatos, tem os sindicatos de Mogi das Cruzes, de Bragança Paulista, de Barretos e do ABC. Então, assim, reúne um pessoal de lá e vem para cá para ajudar a gente nesse movimento. Fizemos hoje aqui [em Presidente Prudente] e estamos indo para Assis [SP] amanhã [terça-feira, dia 2]”, finalizou Trevizan ao g1.
Sindicato dos Bancários e Financiários de Presidente Prudente (SP) participou da caravana
Fetec-CUT-SP
Outro lado
A reportagem do g1 pediu um posicionamento oficial da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) sobre o assunto, mas, até a publicação desta reportagem, não obteve resposta da entidade que representa o setor patronal.
Ator representa bancário adoecido pelas metas abusivas
Fetec-CUT-SP
Caravana realiza manifestação em Presidente Prudente (SP) para defender campanha salarial dos bancários
Fetec-CUT-SP
Caravana realiza manifestação em Presidente Prudente (SP) para defender campanha salarial dos bancários
Fetec-CUT-SP
Caravana realiza manifestação em Presidente Prudente (SP) para defender campanha salarial dos bancários
Fetec-CUT-SP
Caravana realiza manifestação em Presidente Prudente (SP) para defender campanha salarial dos bancários
Fetec-CUT-SP
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Mais Notícias