Ingresso gratuito pode ser retirado no local, a partir das 15h, em Presidente Prudente (SP). Projeto ‘Sinfonia Urbana’ se apresenta neste domingo (29), em Presidente Prudente (SP)
Aquivo/Secretaria Municipal de Cultura
Percussão, cordas, sopros e teclas são os naipes que compõem a harmonia de um concerto. Com o retorno da Osquestra Sinfônica Prudentina (OSP), o Teatro Paulo Roberto Lisbôa, no Centro Cultural Matarazzo, recebe, neste domingo (29), às 16h, o “Projeto Sinfonia Urbana – Circuito Paulista de Música Orquestral”, em Presidente Prudente (SP). A entrada para o evento é gratuita.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
De acordo com o maestro titular Valter Luiz Trevisan, a OSP esteve em funcionamento entre os anos de 2000 e 2006, mas, por falta de recursos financeiros, foi desativada.
Segundo ele, o conjunto retorna este ano com novas propostas. Dentre elas, a orquestra apresentará um programa dedicado à música sinfônica de concerto.
“A Orquestra Sinfônica Prudentina apresentará um programa dedicado à música sinfônica de concerto, fazendo uma restropectiva histórica dos grandes compositores da música universal, passando por Bach [1685-1750], Vivaldi [1678-1741], Mozart [1756-1791], Strauss Junior [1825-1899], Brahms [1833-1897] e Bizet [1838-1875]”, pontuou o maestro ao g1.
Gilmar de Assis, de São José do Rio Preto (SP), é um dos idealizadores do projeto
Ricardo Boni
O “Projeto Sinfonia Urbana – Circuito Paulista de Música Orquestral” surgiu em 2020, durante a pandemia da Covid-19, detalhou o proponente do programa junto ao Ministério da Cultura, Gilmar de Assis, de São José do Rio Preto (SP).
“Foi uma união de forças entre os maestros”, detalhou Assis ao g1.
A OSP se apresentará com 37 músicos, sendo:
8 violinistas;
4 violistas;
4 violoncelistas;
2 contrabaixistas;
2 flautistas;
2 oboistas;
2 clarinetistas;
2 fagottistas;
2 trompistas;
2 trompetistas;
3 trombonistas;
2 percussionistas;
1 pianista; e
o maestro.
Além disso, Trevisan também adiantou ao g1 qual será o repertório apresentado na tarde deste domingo:
Johann Sebastian Bach – Ária da Quarta Corda (da Suíte em Ré);
Antonio Vivaldi – Concerto para Violino e Orquestra (Outono, das 4 Estações). O solista será Marco Ferri (spalla da orquestra);
Wolfgang Amadeus Mozart – Serenata Noturna, k. 525;
Johann Strauss Júnior – Valsa do Imperador;
Johannes Brahms – Danças Hungaras nº 1 e nº 5; e
Georges Bizet – “Carmen” (suíte nº 1).
Projeto ‘Sinfonia Urbana’ se apresenta neste domingo (29), em Presidente Prudente (SP)
Aquivo/Secretaria Municipal de Cultura
“Esse concerto da OSP marca o reinício de um trabalho profissional, sério. Com certeza vai agradar ao público presente, justamente, por apresentar um repertório clássico, mas de muita popularidade”, afirmou Trevisan.
Assis complementou que é “um momento muito especial, com músicas fascinantes que emocionam, encantam gerações por séculos e continuam atuais”.
Para os músicos, a música orquestral é fundamental.
“É fundamental não só para músicos e admiradores, para elevar o nível cultural das pessoas, mas já está comprovado os benefícios para saúde física e mental”, afirmou Assis ao g1.
Valter Luiz Trevisan é o maestro titular da Orquestra Sinfônica Prudentina
Cedida/Arquivo pessoal
“Uma orquestra sinfônica é o ápice que se pode esperar da música instrumental em uma comunidade. Ela reúne instrumentistas de vários naipes de instrumentos: cordas, sopros, percussão, teclas e possibilita a execução de repertório que pode incluir músicas eruditas e populares de todas as épocas”, explicou Trevisan.
“A orquestra enriquece a cultura local e traz benefícios para toda a economia criativa, movendo o público da cidade e de toda região, trazendo recursos e movimentando bares, restaurantes, transporte e postos de gasolina, entre outros”, compeltou ao g1.
O maestro ainda ressaltou que a cidade pode se orgulhar em ter novamente uma orquestra sinfônica.
“A exemplo de muitas cidades norte-americanas e européias, que possuem suas bandas de música, seus pequenos conjuntos de câmara e suas orquestras, Presidente Prudente pode se orgulhar em ter novamente a sua orquestra sinfônica completa e de elevado nível artístico”, finalizou Trevisan ao g1
Projeto ‘Sinfonia Urbana’ se apresenta neste domingo (29), em Presidente Prudente (SP)
Arquivo/Secretaria Municipal de Cultura
Serviço 📍
Os ingressos deverão ser retirados no dia do concerto, a partir das 15h, no Teatro Paulo Roberto Lisbôa, localizado no Centro Cultural Matarazzo, na Rua Quintino Bocaiúva, nº 749, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente.
Serão disponibilizados 530 ingressos.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.