“A menina escorrendo dos olhos da mãe” será apresentada no dia 10 de novembro, no Teatro Municipal. O g1 conversou com Silvia Buarque, atriz e produtora do espetáculo que contou que pela primeira vez se sentiu “veterana”. Silvia Buarque e Guida Vianna
Nil Caniné
Homofobia, adoção e a eterna complexidade que ronda a relação entre mãe e filha são assuntos abordados na peça “A menina escorrendo dos olhos da mãe”, uma produção da atriz Silvia Buarque. Ao lado de Guida Viana, o espetáculo chega a Uberlândia no dia 10 de novembro, no Teatro Municipal.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Segundo Silvia, a peça, que conta a história das personagens Antonia, Elisa e Helena, contribuiu para que ela se visse como uma atriz veterana.
O enredo começa em um quarto de hotel onde Antonia (Silvia Buarque) e Elisa (Guida Viana) tentam quebrar a densa ‘parede de gelo’ que passou a existir entre ambas pelo fato de Elisa não saber lidar com a filha lésbica.
Em um diálogo cheio de reviravoltas, um segredo é revelado. Anos mais tarde, a cena se repete. Agora, Antonia, na posição de mãe, se vê frente a frente com a filha, que também tem questões para serem resolvidas.
“A peça se destaca pela modernidade do texto. Ela não é um simples espetáculo que apresenta os personagens, o conflito e depois tudo se resolve. São duas histórias diferentes e que tratam muito mais de uma lacuna, do que de uma relação em si”, explica Silvia.
Peça tem relação entre mãe e filha como tema principal
Nil Caniné
Temática LGBT+
Enquanto um dos temas centrais do espetáculo, Silvia conta que toda a abordagem das questões LGBT+ acontecem de forma natural.
“A própria Antonia já começa dizendo que tem uma esposa. Ela não precisa fazer rodeios para isso”.
E completa.
“Quando a Daniela de Carvalho disse que estava escrevendo uma peça para mim, eu pensei em viabilizar um tema que eu considero muito especial”.
Sobre a peça
Peça acontecerá no dia 10 de novembro, em Uberlândia
Nil Caniné
Com texto de Daniela Pereira de Carvalho e direção de Leonardo Netto, a peça aborda um dos temas mais atemporais e universais: a relação (nem sempre fácil) entre mãe e filha.
No elenco, Guida Vianna (recentemente vencedora dos Prêmios APTR, Cesgranrio e FITA de Melhor Atriz por seu trabalho em “Agosto”) e Silvia Buarque (no ar nas séries “Impuros”, no Star+, e “Betinho: No Fio da Navalha”, no Globoplay).
“Escrevo pra contar que me dei conta, com essa peça, de que sou uma veterana. Dani gostou de mim ainda na sua adolescência, ao me assistir em duas peças nos anos 90 – eu, ainda uma jovem de 20 e poucos anos. Tempos depois, durante a pandemia, Dani me convidou pra ler a peça com ela por Zoom. Me encantei com o texto e decidi produzir, coisa de veterana mesmo [ri]. A nós se juntou a Guida (Vianna) que me faz lembrar que ainda tenho muito a aprender. E veio o Leo também para ensinar. Estou no céu!”.
Os ingressos estão à venda no site Megabilheteria.com e na loja Provanza que fica na Avenida dos Vinhedos, 50 – 18, Bairro Jardim Karaíba.
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas