28 de dezembro de 2024

Com superlotação de 210%, setor de emergência do HC da Unicamp comunica incapacidade para receber novos pacientes adultos

Com 30 leitos na ala para adultos, unidade soma 91 internados na tarde desta terça e informou problema ao Samu, Corpo de Bombeiros e central de regulação de vagas do estado. Mutirão envolverá cirurgias extras em unidades da rede estadual, como o Hospital de Clínicas (SP) da Unicamp
Reprodução/EPTV
Com 30 leitos, a Unidade de Emergência Referenciada (UER) para adultos no Hospital de Clínicas da Unicamp registrou 91 pacientes internados nesta terça-feira (12), o que representa superlotação de 210%.
Por isso, o setor adotou medidas que vão desde a comunicação dos serviços de resgate e regulação até a indicação de que não há previsão de atendimento de pacientes com menor grau de risco. As ações foram tomadas por tempo indeterminado.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Segundo o hospital, a unidade está atuando com “sobrecarga da área física, de equipamentos e de recursos humanos e materiais”.
Notificação aos serviços de resgate
Com a situação, a superintendência solicitou que a Central Estadual de Regulação de Vagas (Cross), o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e os serviços de resgate das rodovias de toda a região não encaminhem pacientes para o setor de emergência adulto.
O Corpo de Bombeiros e o helicóptero Águia, da Polícia Militar também foram notificados pelo HC.
“A Superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp reafirma sua finalidade para atendimento de casos graves referenciados de toda a região e conta com a compreensão da população até que a situação se normalize”, completou a unidade.
Sem capacidade de ampliação
O g1 questionou a unidade sobre a previsão para abertura de novos leitos e o hospital informou que não existe área física, equipes, redes de gases medicinais extras e materiais suficientes para a ampliação.
VÍDEOS: destaques da região de Campinas
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias