Construção foi inaugurada em 1933, alguns anos depois da fundação da Igreja Cristã Evangélica em Morrinhos. Reprodução da foto contou com a participação do projeto Marcas, da UEG. Com superprodução, fiéis reproduzem foto tirada há quase 100 anos em igreja de Goiás;
Os fiéis da Igreja Cristã Evangélica, em Morrinhos, município na região sul de Goiás, reproduziram uma foto registrada no templo em 1933, quando a construção foi inaugurada. A igreja completou 99 anos no final de setembro e reproduziu a foto para comemorar (confira as fotos abaixo).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
A reprodução da foto antiga foi feita no último domingo (29), durante a escola bíblica dominical. Os fiéis se caracterizaram com vestimentas e acessórios similares ao da época em que a primeira foto foi feita.
Com superprodução, fiéis reproduzem foto tirada há quase 100 anos em igreja em Morrinhos, Goiás
Reprodução/Redes Sociais
Entre os membros que participaram da reprodução da foto, estava a aposentada Rosita Rezende, de 90 anos. Segundo o pastor da igreja, Gleiston de Jesus Morais, ela é uma das filhas de um membro da igreja. “É muito importante saber que a gente pode participar dessa obra importante e continuar aqui até essa época”, disse a aposentada à TV Anhanguera.
Segundo Yuke Yhen Duarte, mestrando em História na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e membro da igreja, a ideia de reproduzir a foto surgiu por conta do aniversário de 99 anos da igreja. A produção contou com a participação do projeto Marcas, da UEG, que forneceu roupas, acessórios, toda filmagem e fotografia.
“Foi uma forma de rememorar e fazer com a igreja tivesse contato com sua própria história”, relatou o Yuke que pesquisa o primeiro missionário protestante de Morrinhos, o inglês Archibald Tipple. “Inclusive, essa igreja é a primeira comunidade protestante da cidade”, afirmou.
Com superprodução, fiéis reproduzem foto tirada há quase 100 anos em igreja em Morrinhos, Goiás
Reprodução/Redes Sociais
Yuke conta que a esposa do fundador da igreja em Morrinhos vendia balas de coco para construir a igreja. “O Tipple relatava que o problema da construção tornou-se cada vez mais agudo, pois quase todos os crentes eram pobres e que a esposa dele fabricava tanto doce de coco para vender que, se fossem tijolos, quase teriam sido suficientes para construir a igreja”, relatou.
Fiéis de igreja evangélica de Morrinhos se juntam para refazer foto histórica
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás