26 de dezembro de 2024

Com termômetros até 3ºC mais quentes, calorão deve continuar na região de Campinas até a próxima semana

Previsão é de que as altas temperaturas se concentrem no final de semana, mas tempo deve continuar quente até o dia 10 de maio. Céu limpo e ensolarado em Campinas
Yasmin Castro/g1
As altas temperaturas não devem deixar a região de Campinas (SP) tão cedo. De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), o cenário quente deve permanecer até o dia 10 de maio.
A informação é do meteorologista Bruno Bainy. Ele explica que, embora não seja considerada uma onda de calor – pois as temperaturas não devem chegar a 34ºC –, a expectativa é de mínimas e máximas até 3ºC mais quentes do que o esperado.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Como ficam os próximos dias?
Nesta segunda-feira (29), o dia amanheceu sob céu claro e temperatura mínima de 20ºC. As máximas devem chegar a 32ºC, com tempo estável e predomínio do sol. A previsão é a mesma para terça (30) e quarta-feira (1º). Além disso, o calor deve se concentrar no final de semana.
O que explica o tempo quente?
Segundo o Cepagri, o cenário é provocado por uma massa de ar seco e um sistema de alta pressão que, juntos, dificultam o desenvolvimento de nuvens. Dessa forma, a condição predominante para os próximos dias é de céu claro, com alguns momentos nublados à tarde.
Quando vai chover?
A partir do dia 10 de maio há possibilidade de chuva e queda nas temperaturas, mas nada drástico. “Os modelos matemáticos de previsão de tempo apontam para chances de chuva apenas no segundo decêndio de maio – essa tendência será monitorada e atualizada oportunamente”, detalha o órgão.
Secura e risco de queimadas
Por enquanto, sem as chuvas, a umidade relativa do ar mínima ficará em torno de 30%, o que favorece a propagação de focos de queimadas. O Cepagri alerta para a importância de evitar práticas que possam dar início aos focos, como limpeza de terreno com fogo, queima de lixo, descarte inadequado de bitucas de cigarro, entre outras.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Mais Notícias