10 de novembro de 2024

Com Tuntum, Maranhão chega a 4 cidades em situação de emergência por causa das chuvas

Além de Tuntum, os outros municípios são Formosa da Serra Negra, São Roberto e São João do Sóter. Maranhão está com quatro cidades em situação de emergência por causa das chuvas
Reprodução/TV Mirante
O município de Tuntum , a 421 km de São Luís, decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingem a cidade. Com isso, o Maranhão tem quatro cidades em emergência.
Compartilhe essa notícia no WhatsApp
Compartilhe essa notícia no Telegram
Além de Tuntum, os outros municípios são Formosa da Serra Negra, São Roberto e São João do Sóter.
Tuntum é o quarto município a decretar estado de emergência por causa das chuvas no MA
O rio Pindaré está com 13 metros e 10 centímetros acima do nível normal, expulsando dezenas de pessoas de casa. O rio cheio também vira atração turística, pois a pescaria de anzol é uma forma de relaxar depois de uma semana de trabalho, mas a tranquilidade pode mudar em poucas horas.
A Defesa Civil de Alto Alegre do Pindaré alerta que o rio que passa pela cidade subiu cerca de um metro nos últimos três dias. O volume de água demorou 24 horas pra chegar e deve alcançar Pindaré-Mirim, cidade vizinha.
A mesma chuva que aumenta o nível dos rios provoca alagamentos em cidades cortadas por córregos. Em Esperantinópolis, no Médio Mearim, a estrada que de acesso à cidade foi encoberta pela água e os carros não estão passando.
Maranhão está com quatro cidades em situação de emergência por causa das chuvas
Reprodução/TV Mirante
Cerca de 80% da comunidade de Jenipapo, na Zona Rural de Esperantinópolis, foram afetados pelo alagamento. Segundo a prefeitura, são cerca de 250 famílias prejudicadas.
Já em Marajá do Sena, um trecho da estrada para a cidade Arame foi destruído pela erosão. Máquinas do Governo do Maranhão chegaram nesta sexta-feira (8), mas, por causa do excesso de chuva, pouco conseguem fazer. Crianças de algumas comunidades rurais ficaram sem transporte escolar.
Sobre a cidade de Esperantinópolis, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil afirmou que é responsabilidade dos municípios fornecer a primeira resposta à população em caso de danos ou prejuízos causados pelas chuvas ou enchentes. A coordenadoria disse, também que, apesar do município não ter solicitado o apoio da Defesa Civil estadual, os agentes permanecem à disposição.
Já em relação à situação em Marajá do Sena, a Secretaria de Estado da Infraestrutura declarou que máquinas já estão na cidade pra dar início aos serviços emergenciais na rodovia, mas, por causa das chuvas na região, o trabalho não começou ainda.

Mais Notícias