19 de janeiro de 2025

Comércio é autuado por suspeita de oferecer produtos danificados na enchente em Porto Alegre, diz Procon; veja fotos

Atacado fica em bairro afetado pela enchente na Zona Norte da capital. Fiscalização alertou para risco de contaminação. g1 procurou empresa, que recebeu mensagem, mas não se manifestou. Itens apreendidos em atacado de Porto Alegre
Procon/Divulgação
O Procon de Porto Alegre autuou, nesta terça-feira (18), um atacado por suspeita de disponibilizar para venda produtos danificados durante as enchentes que atingiram a capital em maio. O estabelecimento fica no bairro São João, na Zona Norte, que teve 2,5 mil pessoas afetadas e 1,2 mil empresas atingidas.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O Procon não divulgou o nome do estabelecimento, mas o g1 apurou ser o Vantajão Atacado. A reportagem procurou a empresa pelas redes sociais e foi orientada a solicitar um posicionamento por um canal de contato no site do atacado. A rede atacadista afirmou, por e-mail, que recebeu a mensagem e que responderá assim que possível.
Segundo o diretor do Procon, Rafael Gonçalves, “foi lavrado um ‘Auto de Infração’, em virtude da disponibilização de produtos oriundos da enchente, que podem causar riscos de contaminação aos consumidores”.
O Procon de Porto Alegre recolheu os produtos, mas não estimou a quantidade de itens apreendidos. “Foram muitos produtos descartados, chegaram a ser [recolhidas] prateleiras e gôndolas inteiras. Foram retirados de empilhadeira”, explica Gonçalves.
A empresa tem 10 dias para apresentar defesa. Após esse período, o Procon pode aplicar uma multa, conforme a gravidade da infração, que pode variar de R$ 1 mil a R$ 15 milhões.
Imagens divulgadas pelo órgão de defesa do consumidor mostram latas, garrafas e embalagens de produtos sujas do que aparenta ser barro. Veja as imagens abaixo.
Galerias Relacionadas
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias