13 de novembro de 2024

Comissão da Voepass na Câmara aprova convites para que dirigentes da empresa e da Latam prestem esclarecimentos

Colegiado também realizará audiência com chefe de órgão que conduz a investigação sobre o acidente aéreo que matou 62 pessoas em SP. Comissão quer ouvir mãe de uma das vítimas. Imagem aérea mostra destroços do avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP), matando 62 pessoas
Reprodução/EPTV
A Comissão Externa da Câmara dos Deputados que apura o acidente com o avião da Voepass 2283, em 9 de agosto, convidou os dirigentes da empresa e da Latam, que mantém acordo para compartilhamento de voos, para prestarem esclarecimentos sobre a queda da aeronave.
O avião caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, com 62 pessoas a bordo, quando fazia a rota entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP). Ninguém sobreviveu.
Os requerimentos aprovados pelos deputados pedem a presença de José Luiz Felício Filho, presidente da Voepass; Eduardo Busch, diretor executivo da Voepass; e de Roberto Alvo, diretor-presidente da Latam.
A comissão também convidou a mãe de uma das vítimas para falar sobre o acidente. Maria de Fátima Albuquerque é mãe de Arianne Albuquerque Estevan Risso, residente de oncologia do Hospital do Câncer de Cascavel, que estava no voo da Voepass.
Ao todo, foram aprovados 13 requerimentos. Também foram convidados a dar informações:
Carlos Eduardo Palhares Machado, diretor do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal (INC/PF);
Caio Bortone Ramos Ribeiro, Chefe do Serviço de Segurança Aeroportuária da PF;
Tiago Sousa Pereira, diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac);
Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, Defensora Pública-Geral do Estado de São Paulo;
Paulo Sérgio de Oliveira Costa, Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo.
Audiência com Cenipa
Engenheiros da fabricante do avião da Voepass vão ao Cenipa para ajudar nas investigações
O coordenador da comissão, deputado Bruno Ganem (Podemos-SP), anunciou que o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Marcelo Moreno, será o primeiro a ser ouvido, em 10 de setembro.
A data é posterior a divulgação do relatório preliminar do acidente, anunciado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para acontecer em 6 de setembro.
O relatório preliminar é divulgado em até 30 dias após acidentes aéreos e deve conter informações acerca do andamento das investigações sobre o acidente.
A comissão enviou ainda convites para que a ATR, empresa fabricante do avião, e para a BEA e a TSB, agências responsáveis pela segurança da aviação civil na França e no Canadá, respectivamente, enviem representantes para falar na comissão.
Relator
O deputado Padovani (União Brasil-PR) fará o relatório sobre os trabalhos da comissão. Ele é natural de Cascavel (PR), cidade de onde partiu o voo acidentado, e disse que perdeu amigos no acidente.
“Meu objetivo não é fazer caça às bruxas, o objetivo de forma nenhuma é apontar culpados, mas encontrar soluções”, disse.
“Não queremos aqui quebrar empresa nenhuma, trazer dificuldade à aviação comercial, mas queremos sim investimentos para a ANAC, treinamento de pilotos, treinamento de mecânicos, para que o Brasil continue sendo esse polo seguro de aviação aérea comercial”, completou.
O acidente
Simulação mostra curva brusca e queda acentuada de avião da Voepass
Reprodução
Os registros mostram que aeronave, um ATR 72-500 geralmente utilizado em rotas regionais, decolou de Cascavel (PR) às 11h56 com 58 passageiros e quatro tripulantes. O voo tinha como destino Guarulhos (SP).
O avião subiu até atingir 5 mil metros de altitude às 12h23, e assim seguiu até 13h21. Foi neste momento que, segundo a plataforma Flightradar, a aeronave começou a perder altitude e fez uma curva brusca.

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