Decisão é desta terça-feira (2). Thiago Schiming diz que tomará as medidas apropriadas com relação ao caso. Thiago Schiming, presidente da Câmara de Votorantim (SP), durante entrevista à TV TEM e ao g1
Marcel Scinocca/g1
A Comissão Permanente de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Votorantim (SP) decidiu afastar o presidente da Casa, Thiago Schiming (PSDB). A medida vale a partir desta quarta-feira (3) . O vereador é investigado por quebra de decoro na investigação de estupro contra prefeita da cidade, Fabíola Alves.
Conforme a comissão de investigação, o relatório final apresentado pelo relator, vereador Rogério Lima (Progressistas), recebeu cinco votos favoráveis e dois contrários. O período de afastamento é de 60 dias e a cadeira será assumida pelo vice-presidente Cirineu Barbosa.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Ainda de acordo o relatório, Thiago Schiming teria infringido diversos pontos do Código de Ética. Por isso, a comissão recomendou o afastamento do parlamentar, com suspensão proporcional do salário.
Veja como votou cada vereador:
Votaram a favor: Zelão (PT), Pastor Lilo (União Brasil), Ita (Cidadania), Rogério Lima e Robson Vasco (PSDB);
Votaram contra: Mauro dos Materiais (PTB) e Cirineu Barbosa (PMN);
Ausente: Luciano Silva (Podemos).
Schiming, por meio sua assessoria jurídica, confirmou que foi notificado sobre o afastamento e “manifesta sua discordância e informa que tomará as medidas apropriadas”, inclusive jurídica, se for necessário
O parlamentar sempre negou todas as acusações e tratou o caso como armação política.
Segunda vez
Em dezembro, a mesma Comissão de Ética e Decoro da Câmara de Votorantim (SP) já havia decido pelo afastamento de Thiago Schiming da função de presidente do Legislativo. A situação, entretanto, foi revertida na Justiça.
Entenda o caso
A denúncia de Fabíola Alves foi divulgada com exclusividade pelo g1 e a TV TEM. A prefeita registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Votorantim no dia 7 de dezembro. Ela alega que Thiago teria tentado beijá-la três vezes à força, no gabinete dela, em junho do ano passado.
O suposto crime também está sendo apurado pela Delegacia Seccional de Sorocaba (SP).
DDM investiga denúncia de prefeita de Votorantim contra presidente da Câmara por estupro
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
s