Comitê Olímpico Nacional da Coreia do Sul encaminhou imediatamente o incidente aos organizadores dos Jogos e solicitou que o erro não se repetisse. Atletas da Coreia do Sul a bordo de um barco no desfile flutuante no rio Sena durante a cerimônia de abertura
REUTERS/Aleksandra Szmigiel
O Comitê Olímpico Internacional (COI) pediu desculpas à Coreia do Sul neste sábado (27), depois que sua delegação de atletas foi apresentada como sendo da rival Coreia do Norte na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.
Os locutores franceses e ingleses disseram “República Popular Democrática da Coreia”, enquanto atletas da Coreia do Sul passavam de barco.
Os dois países são conhecidos por terem conflito que dura anos; entenda
O vice-ministro dos Esportes e Cultura da Coreia do Sul, Jang Mi-ran, que estava em Paris, disse que o presidente do COI, Thomas Bach, planejava falar com o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, para apresentar um pedido de desculpas.
“Foi lamentável e pedimos desculpas de todo o coração”, disse o porta-voz do COI, Mark Adams, em entrevista coletiva.
O Comitê Olímpico Nacional da Coreia do Sul encaminhou imediatamente o incidente aos organizadores dos Jogos e solicitou que o erro não se repetisse.
A delegação da Coreia do Sul inclui 143 atletas competindo em 21 eventos. A Coreia do Norte, que retorna aos Jogos pela primeira vez desde o Rio 2016, enviou 16 atletas.
Os sul-coreanos usaram redes sociais para expressar consternação com o incidente e alguns afirmaram que o pedido de desculpa do COI não era sincero.