13 de janeiro de 2025

Como escolher camiseta com proteção UV

Roupas protegem contra os raios ultravioleta, mas é preciso reforçar o uso do protetor solar nas áreas descobertas do corpo. Guia de Compras: camisetas com proteção UV
Veronica Medeiros/g1
Uma cena é cada vez mais comum nas praias e piscinas: adultos e crianças usando camisetas enquanto nadam ou tomam sol. Não é qualquer roupa: é um modelo com proteção UV, que ajuda a resguardar a pele da radiação ultravioleta.
☀️ Mas vale lembrar: vestir uma roupa dessas não exclui o uso do protetor em creme ou loção nas partes desprotegidas pelo tecido – como rosto, mãos, nuca e pernas.
✅Clique aqui para seguir o canal do Guia de Compras do g1 no WhatsApp
👕 Para saber qual camiseta UV comprar, é preciso prestar atenção em uma sigla: o FPU, fator de proteção ultravioleta.
A indicação do FPU deve aparecer na etiqueta do produto e nas descrições dos sites das lojas que vendem o item.
Segundo o professor Carlos Rafael Silva de Oliveira, do departamento de engenharia têxtil da Universidade Federal de Santa Catarina, a classificação por FPU é feita por níveis – no mesmo modo que os protetores solares.
“O fator de proteção UV (UPF) de uma camiseta indica o quanto ela pode bloquear os raios UV, semelhante ao FPS (fator de proteção solar) das loções de proteção dérmica”, explica.
Os níveis de proteção são:
FPU 15-24: boa
FPU 25-39: muito boa
FPU 40-50+: excelente
😎 Os produtos precisam ser usados em conjunto com o protetor solar– tanto que o número que indica o fator de proteção das camisetas lembra o padrão usado nos cremes, o FPS (fator de proteção solar).
Para medir a quantidade do FPU, são feitos testes de laboratório que avaliam a quantidade de radiação ultravioleta transmitida através do tecido, de acordo com Oliveira.
OUTROS GUIAS:
ALGODÃO PIMA: por que essas camisetas são mais caras?
MEIA DE COMPRESSÃO: como escolher uma para aliviar o desconforto nas pernas
PERFUME: saiba como fazer durar mais na pele
TODOS OS GUIAS DE COMPRAS
O Guia de Compras selecionou 15 camisetas com proteção UV para uso em várias situações que vão além da piscina – grande parte dos modelos é esportiva, mas alguns são para uso no dia a dia e até mesmo em temperaturas mais frias.
Os produtos da lista, em sua grande maioria, têm proteção FPU 40 ou superior, de acordo com as lojas da internet pesquisadas em abril. Os modelos custavam entre R$ 40 e R$ 210.
Veja a lista a seguir e, ao final da reportagem, veja outras dicas do que prestar atenção na hora da compra.
Extreme UV Gola Alta
Extreme UV Térmica
Fila Bio II
Fila Sport Print
Lupo UV Repelente
Lupo UV Repelente
Nike Dri-FIT UV Miler
Olaian Surf Manga Longa
Olaian Tribord infantil
Renner Dry Fit Cinza Escuro
Renner Esportiva em microfibra
Speedo Manga Longa infantil
Speedo Interlock
Umbro Basic UV infantil
Umbro Basic UV
No que ficar de olho na hora da compra
Qual o tecido utilizado em uma camiseta UV?
“São tecidos feitos de fios de fibras sintéticas, como poliéster, nylon ou elastano. Eles são projetados para bloquear os raios ultravioleta e oferecem uma proteção contra os danos causados pela exposição ao sol”, diz o professor Carlos Rafael Silva de Oliveira, do departamento de engenharia têxtil da Universidade Federal de Santa Catarina.
As marcas podem se referir ao tecido também como poliamida e outros nomes próprios, dependendo da fabricante.
“São tecidos bem diferentes das malhas de algodão. Possuem textura, gramatura, temperatura e toque diferentes”, comenta Felipe Crepalde, gerente de estilo da Reserva.
Qual a diferença da camiseta UV para uma convencional, sem esse tipo de proteção?
Uma camiseta normal de algodão tem um FPU 7. Isso significa que 7 a cada 50 raios UV são bloqueados, algo em torno de 14% de proteção, de acordo com Roberto Jalonetsky, diretor geral da Speedo Multisport. “Isso dá em torno de 14% de proteção”, afirma.
Uma camiseta com FPU acima de 40 bloqueia em torno de 98,5% dos raios UV.
Preciso usar protetor solar?
Sim, principalmente nas áreas que não estão cobertas pelo tecido com proteção contra raios ultravioleta. “É recomendável combinar várias formas de proteção, como os tecidos, o protetor solar e evitar a exposição direta ao sol durante os períodos de pico da radiação solar”, comenta o professor da UFSC.
A eficácia do tecido com proteção UV varia de acordo com o índice de FPU do material e a área de cobertura do corpo – uma camiseta de manga comprida protege mais que uma de manga curta, por exemplo.
Dá para usar na piscina ou no mar?
Sim. “O cloro da piscina e o sal do mar não danificam o tecido, nem diminuem ou tiram a proteção UV da peça”, afirma Jalonetsky.
Quanto tempo “dura” um produto desses?
Como qualquer outra roupa, depende de vários fatores, como qualidade do material, cuidado e manutenção, frequência de uso e exposição ao sol.
“Em geral, essas peças são projetadas para manter sua eficácia por um período considerável de tempo, desde que sejam cuidadas adequadamente”, comenta Oliveira.
Porém, o professor diz que não existe uma estimativa específica de tempo ou número de usos para a durabilidade de uma camiseta com proteção UV.
Vale checar com cada fabricante quais são as estimativas e recomendações de durabilidade.
Como lavar?
A regra básica é seguir as instruções de cuidado descritas na etiqueta da roupa, para garantir a durabilidade por mais tempo.
As orientações para lavagem podem variar de marca para marca. “No geral, são indicadas lavagens convencionais caseiras sem restrições específicas, podendo ir à máquina com produtos que não possuem a proteção”, conclui Crepalde, da Reserva.
Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável. 
Como ter toalhas (quase) tão fofinhas como as de hotel

Mais Notícias