4 de outubro de 2024

Como fica o tempo no fim de semana das eleições municipais

Sol e tempo seco devem predominar em boa parte do país. Somente a região Norte deve ter acumulados significativos de chuva nos próximos dias. Fim de semana das eleições deve ser de calor em boa parte do país.
CRIS FAGA/DRAGONFLY PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Apesar do avanço de uma nova frente fria, o sol e o tempo seco devem predominar no Brasil neste fim de semana de eleições municipais.
A tendência é de aumento das temperaturas ao longo do fim de semana, com algumas cidades do Sudeste e Centro-Oeste podendo registrar novamente marcas próximas dos 40°C.
Apenas algumas regiões devem ter pancadas de chuva. De acordo com Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, somente a região Norte deve ter volumes mais expressivos de chuva.
“Rondônia, Acre e Amazonas podem ter chuva forte, mas, ainda assim, devem ser pancadas bem isoladas”, comenta.
Somente o Norte do país deve ter acumulados significativos de chuva no fim de semana.
Inmet
De acordo com a Climatempo, a frente fria deve fazer com que a nebulosidade aumente em algumas regiões. Parte do litoral do Sul e do Sudeste e alguns locais do Nordeste podem ter chuva, mas sem grandes acumulados.
No Centro-Oeste e no Nordeste, a previsão é de tempo firme e muito quente. Já no Sudeste e Sul, de forma geral, a expectativa é de um dia de temperaturas mais amenas.
Brasil tem oitava onda de calor do ano nesta semana
Sol e calor no sábado
No sábado (5), véspera das eleições municipais, o sol e o calor devem predominar no Brasil.
Temperaturas acima dos 35°C são esperadas para boa parte do Centro-Oeste. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cuiabá deve ter máxima de 40°C e Goiânia, de 39°C. Em Brasília, a expectativa é que os termômetros cheguem a 35°C.
Capitais do Nordeste, como Natal, Fortaleza e São Luís também devem ter tempo bastante seco e quente.
No Sudeste, a previsão é de tempo mais ameno. São Paulo deve ter um dia com muitas nuvens e máxima de 24°C. No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, as máximas devem ser de 27°C e 28°C, respectivamente.
No Sul, o tempo fica bem mais fresco. Em Curitiba, a máxima não deve passar dos 15°C. Em Porto Alegre, os termômetros devem ficar na casa do 22°C.
Pancadas de chuva podem acontecer em várias cidades do Acre, Rondônia, Roraima e Pará. No litoral do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a previsão indica um dia nublado com condições de chuva fraca.
Mais de 90% do desmatamento da Amazônia é para abertura de pastagem, diz MapBiomas
Domingo ainda mais quente
No domingo (7), dia das eleições municipais, a previsão é de ainda mais calor.
O dia será muito quente e sem expectativa de chuva em Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Palmas e Teresina. No Mato Grosso do Sul, algumas pancadas são esperadas à tarde e à noite.
☀️☂️Para os eleitores das regiões que devem ter muito calor neste domingo, protetor solar, água e sombrinha são boas dicas caso tenham que enfretar filas nos locais de votação.
Domingo de eleições municipais deve ser de calor em boa parte do país.
Inmet
No Norte, os estados podem ter chuva moderada a forte, maas deve ser de curta duração.
No Sudeste, o dia deve ser de sol com algumas nuvens e calor em todas as capitais. As temperaturas devem chegar aos 30°C no Rio de Janeiro e 33°C em Belo Horizonte.
O sol e o tempo seco também deve predominar no estados da região Sul. Na parte da tarde e da noite, o oeste dos estados podem ter pancadas de chuva.
Veja como ficam as temperaturas nas capitais no fim de semana de eleições municipais, segundo o Inmet:

G1 em 1 Minuto: Após calor de 40°C, termômetros caem até 14°C

Mais Notícias