O ambiente escolar desempenha um papel essencial no desenvolvimento do espírito empreendedor. A escola tem um papel fundamental na construção do futuro dos jovens, sendo o primeiro contato com diversas áreas do conhecimento e profissões. O contato com o empreendedorismo é um deles, mostrando as possibilidades e incentivando-os a iniciarem os próprios negócios.
De acordo com o Sebrae, nos últimos 10 anos, o número de jovens entre 18 e 29 anos que possuem um negócio próprio cresceu 23%. Essa parte da população, no último trimestre do ano passado, representava 16,5% dos quase 30 milhões de empresários no país. Dados que representam o crescente volume de empreendedores jovens no Brasil.
O ambiente escolar é um local de oportunidades, e, com os estímulos corretos, leva o aluno a desenvolver habilidades fundamentais como liderança, resolução de problemas e trabalho em grupo. Características essas que são essenciais para o mundo corporativo e podem ser aplicadas ao administrar uma empresa ou fazer a gestão de uma equipe.
Estão listadas algumas iniciativas que vão ajudar a desenvolver o espírito empreendedor de forma educativa.
Palestras inspiradoras
Uma boa história é capaz de inspirar e motivar. Levar para o ambiente acadêmico profissionais que obtiveram sucesso no mundo dos negócios para compartilharem suas histórias é uma forma de estimular o estudante a se imaginar empreendendo, pensar nas áreas que gostaria de atuar e como começaria.
As palestras podem ajudar o aluno a compreender as responsabilidades diárias, como a gestão de tempo e de dinheiro, apresentando uma visão realista sobre como é o funcionamento de um negócio e a importância de estar preparado para os desafios que surgem ao longo do caminho.
Oficinas práticas
Colocar a mão na massa e criar atividades que simulem o dia a dia de empresas pode trazer benefícios diversos, estimulando a resolução de problemas. A vivência prática permite que eles aprendam a lidar com problemas reais, aplicando conhecimentos em situações cotidianas, o que torna o aprendizado mais significativo e duradouro.
O trabalho em equipe também estimula o respeito à opinião do outro, a união do grupo e o pensamento coletivo, já que os estudantes vão precisar caminhar juntos para encontrar soluções criativas para os problemas.
Feira de inovação
A inovação aplicada ao ambiente acadêmico torna as atividades mais atrativas e dinâmicas. A realização de feiras é uma ótima oportunidade para promover o espírito empreendedor. Os alunos podem não apenas ver como as ideias se transformam em produtos ou serviços, mas também aprender sobre o processo de desenvolvimento e comercialização. Nesse cenário, conseguem desenvolver a criatividade, conhecendo meios alternativos para realizar tarefas conhecidas.
A Rede Adventista de Educação compreende a necessidade de uma educação inovadora que acompanhe as necessidades do mundo moderno. Por isso, oferece diversas atividades extracurriculares para que os alunos possam desenvolver seu potencial criativo e conhecer as possibilidades do mundo dos negócios.
Com professores capacitados e uma grade curricular de excelência, estimula os jovens a criarem habilidades para a resolução de problemas na vida adulta. Independente de escolherem ser empreendedores ou não, estarão preparados para se tornar grandes gestores, com inteligência técnica e emocional para enfrentar desafios com resiliência.